A SAGI atua na disponibilização permanente de dados atualizados sobre os programas sociais do Ministério da Cidadania
Através de ferramentas informacionais, organizadas de forma a espelhar as ações das políticas públicas nos municípios, nos estados, no DF e no Brasil ao longo do tempo. Em 2020, o número de acessos às ferramentas informacionais da SAGI registrou um crescimento da ordem de 77,18%, totalizando 67.376.855 acessos.
Uma das entregas de maior relevância da SAGI está a disponibilização permanente de dados sobre os programas sociais do Ministério da Cidadania através de ferramentas informacionais, de responsabilidade do Departamento de Gestão da Informação-DGI/SAGI, organizadas de forma a espelhar as ações das políticas públicas nos municípios, nos estados, no DF e no Brasil ao longo do tempo, sempre considerando o ano ou o mês, sendo mensalmente atualizadas.
Com a concessão do Auxílio Emergencial, concebido dentro das ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19 e visando reduzir ou amenizar seus impactos sociais e financeiros nas famílias, houve uma corrida contra o tempo para que fosse possível também a disponibilização destes dados na plataforma da SAGI através do Vis Data, melhorando as condições de gerenciamento do benefício pelos poderes públicos locais e federal, bem como de acompanhamento das concessões pela imprensa e por toda a sociedade civil.
Destaque-se ainda que o ano de 2020 registrou um crescimento da ordem de 77,18% no número de acessos às ferramentas informacionais da SAGI, totalizando 67.376.855 acessos considerando-se MOPS, Vis Data, Meu CadÚnico e CECAD, um resultado positivo diante do esforço de dar publicidade e transparência para as ações do Ministério, informando ao cidadão com precisão e tempestividade e ajudando a qualificar o processo de tomada de decisão dos gestores públicos desde a União até a realidade local de cada município.
Lembrando que tais ferramentas são de acesso fácil e simplificado, não necessitando que o cidadão conheça as regras dos programas que está pesquisando nem quaisquer outras técnicas ou saberes específicos para a geração de dados. Dada a sua interface amigável e de entendimento intuitivo, a plataforma ajuda no fomento à cultura da transparência e no fortalecimento do controle social, bem como na qualificação da gestão e do planejamento dos entes federativos.
A variedade de ferramentas disponibilizada pelo DGI/SAGI permite a visualização dos dados em diferentes formatos, tais como tabelas, relatórios, gráficos, mapas etc, de acordo com a preferência ou a necessidade de cada receptor, respeitando os diferentes modos de olhar para o dado conforme o perfil de quem irá acessá-lo. O público-alvo vai desde técnicos e gestores federais, estaduais e municipais, passando pela comunidade científica (que aprofunda o conhecimento disponível sobre as ações de governo) e abrangendo a todo cidadão que tenha interesse, o que estimula a participação conjunta da sociedade civil, a vigilância social e a ampliação do acesso aos serviços ofertados.
A título de exemplo, através do MOPS é possível identificar oportunidades de inclusão produtiva e disponibilidade de serviços, equipamentos públicos e programas nos municípios e estados no país, sempre em formato de mapas com diversas funcionalidades disponíveis. Já no Vis Data pode-se gerar relatórios e planilhas que irão expor dados a respeito de diversos programas sociais, incluindo todas as parcelas do Auxílio Emergencial, que foram tornadas públicas de forma desidentificada, ou seja, sem comprometer o sigilo dos beneficiários, porém possibilitando o exercício da transparência dos valores repassados por parte do Ministério da Cidadania.
Para acesso ao MOPS, clique aqui.
Para acesso ao Vis Data, clique aqui.