Medidas de Desenvolvimento Humano e Políticas Públicas no Piauí 2000/2024
"Hoje, compartilho com vocês os resultados de um estudo profundo e colaborativo que analisou a evolução do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no estado do Piauí. Nossa abordagem metodológica interdisciplinar e integrada nos permitiu compreender não apenas os números, mas também as histórias por trás deles.
O Piauí, com sua rica diversidade cultural e desafios peculiares, emerge como um exemplo inspirador. Ao longo das últimas décadas, enfrentamos ciclos de políticas públicas destinadas a combater a fome e a pobreza. Esses ciclos não se limitaram a mitigar os efeitos imediatos da pobreza, como, também, buscaram promover um desenvolvimento humano sustentável em longo prazo.
Nossa análise contínua do IDH revela que o sucesso não está apenas em tratar os sintomas, mas também em compreender as causas estruturais da desigualdade. Acesso desigual a recursos e oportunidades deve ser enfrentado com políticas inclusivas e sustentáveis.
A terceira reunião do G20 Brasil 2024, realizada em Teresina (PI), foi um marco. Autoridades governamentais, instituições de pesquisa, membros da sociedade civil e representantes de países membros uniram-se para estabelecer a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. O Piauí, com sua trajetória de avanços, é um farol de esperança nesse esforço conjunto.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Governo do Estado do Piauí, em parceria com o PNUD, têm um papel crucial. Aprofundar nossa compreensão da evolução do Piauí permitirá que outras regiões do Brasil e mesmo outros países também alcancem patamares mais elevados de desenvolvimento humano. A retirada do país do mapa da fome é uma meta compartilhada, e o ciclo de pobreza pode ser quebrado.
Juntos, como sociedade, somos a voz da esperança. A Aliança Global é mais do que um compromisso; é um chamado à ação. E o Piauí nos mostra que é possível transformar realidades e construir um futuro mais justo para todos.
Que essa experiência inspire países e estados brasileiros a enfrentarem o desafio da desigualdade social com coragem, resiliência e solidariedade. JUNTOS, podemos construir um mundo onde a fome e a pobreza sejam apenas lembranças distantes."
Wellington Dias
Ministro de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome