Notícias
Legado
Mundial de Luta Livre Esportiva reúne 600 atletas, de nove países, no Velódromo
Foto: Divulgação
O domingo (10.04) no Parque Olímpico da Barra foi marcado por mais um torneio internacional: o Mundial de Luta Livre Esportiva, disputado no Velódromo.No total, 600 atletas, de nove países – Brasil, Argentina, Equador, Chile, Peru, Guiana Francesa, Estados Unidos, França, Alemanha – disputaram a competição. “Foi o maior evento realizado por nossa modalidade no Brasil”, disse Bosco Lima, presidente da Confederação Brasileira de Luta Livre Esportiva.
O dirigente ressaltou a estrutura oferecida pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. “O Velódromo é maravilhoso e foi tudo perfeito. É um espaço nobre, arejado e recebemos uma atenção grande por parte do Governo Federal. Os atletas gostaram bastante. Foi sensacional”.
A equipe Guilhotina Fight, com 203 pontos, foi a vencedora na categoria adulta, enquanto, na categoria infantil, juvenil e feminino, a Maré Top Team ficou com o título, com 228 pontos.
Basquete
O final de semana no Parque Olímpico da Barra também contou com um grande evento de basquete masculino, o Basketball Champions League Américas – BCLA 2021/2022, o torneio continental da modalidade, disputado na Arena Carioca 1.
A fase final da competição teve início na última quarta-feira (06.04), com oito equipes – três brasileiras e cinco estrangeiras. Ao fim, o São Paulo garantiu o troféu de campeão ao derrotar, no sábado (09.04), o Biguá, do Uruguai, por 98 x 84.
Taekwondo
Encerrados o Basketball Champions League Américas e Mundial de Luta Livre Esportiva, o próximo fim de semana será marcado por mais duas competições internacionais no Parque Olímpico da Barra, ambas na Arena Carioca 1.
Na sexta-feira (15.04), 62 atletas e 28 oficiais, de 17 países, além do time de refugiados, competem no Pan-Americano de Parataekwondo. Depois, no sábado (16.04) e domingo (17.04), a ação fica por conta do Rio Open G2 de Taekwondo, que terá 300 atletas e 87 oficiais, de 17 países. Os dois torneios distribuem pontos para o ranking mundial e são bastante procurados pelos lutadores.
“As Arenas Cariocas 1 e 2 são os melhores equipamentos que temos hoje no Brasil para realizarmos eventos de porte internacional, que têm um apelo muito forte”, elogiou Carlos Eduardo Fandinho, secretário-geral da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).
“Essas arenas já estão prontas e oferecem as condições necessárias para a CBTKD promover eventos de sucesso e de grande visibilidade”, prosseguiu o dirigente. O Brasil será representado no Rio Open por 16 atletas da Seleção adulta, além de dez lutadores do projeto Radar 2028 e dez atletas da Seleção que competirá nos Jogos Sul-Americanos da Juventude – em Rosário, na Argentina, de 28 de abril a 8 de maio.
Entre os atletas que disputam o Rio Open estão os três brasileiros que defenderam o país nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021: Edival Marques, o Netinho; Ícaro Miguel e Milena Titoneli. Depois do Rio Open G2, a seleção disputará o Pan-Americano de Taekwondo, entre os dias 2 e 5 de maio, em Punta Cana, na República Dominicana.
Secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães destacou o intenso calendário de competições nos espaços geridos pelo Governo Federal. “O Parque Olímpico da Barra tem sido amplamente utilizado por atletas de diversas categorias olímpicas e paralímpicas em grandes eventos internacionais”. Em 2022 há mais de 50 grandes eventos nacionais e internacionais previstos para o Parque Olímpico.
O Governo Federal, por meio da Secretaria Especial do Esporte, administra quatro equipamentos no Parque Olímpico da Barra: Arenas Cariocas 1 e 2, Velódromo e Centro Olímpico de Tênis.
O PARQUE TÁ ON
Confira alguns dos grandes torneios internacionais confirmados para este ano no Parque Olímpico da Barra:
» Pan-Americano de Parataekwondo e Rio Open de Taekwondo – 15 a 17 de abril
» Etapa da Copa do Mundo de Bocha Paralímpica – 4 de abril e 5 de maio
» Pan-Americano de Jiu-Jitsu – 30 de abril a 1º de maio
» 1º Campeonato Mundial de Handebol em Cadeira de Rodas – 10 a 18 de junho
» Pan-Americanos de Ginástica de Trampolim, Ginástica Rítmica e Ginástica Artística – 23 a 28 de junho
» 2º Gran Prix de Boxe Olímpico Internacional – 30 de junho a 19 de julho
» MEG Latam - Classificatórias WESG (eSports) – 23 e 24 de julho
» AbuDhabi Grand Slan Jiu-Jitsu World Tour – 29 a 31 de julho
» 2º Jogos Pan-Americanos - Rio Master – 7 a 16 de outubro
» SLS - Super Crown Final Word Championship 2022 – 4 a 6 de novembro
» Copa Sul-Americana de Luta Livre Esportiva 2022 – 6 de novembro
» Mundial de Bocha Paralímpica 2022 – 3 a 13 de dezembro
Assessoria de Comunicação – Ministério da Cidadania