Notícias
DESPORTO ESCOLAR
Mayra Aguiar é a nova embaixadora dos JEB's 2021
Foto: Pedro Ramos/rededoesporte.gov.br
O elenco já era de peso, com os ídolos Serginho e Giba (ambos do vôlei) , André Domingos (atletismo) e Flávia Saraiva (ginástica artística) . Agora, o grupo de embaixadores dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB's) ganhou mais um reforço. Bicampeã mundial e dona de duas medalhas de bronze em Jogos Olímpicos (Londres 2012 e Rio 2016), a judoca Mayra Aguiar também aceitou o convite do secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães, para promover o evento e inspirar a nova geração.
"Eu fiquei super feliz com o convite. Já participei como embaixadora dos Jogos Escolares e já competi neles também", conta Mayra, ressaltando a importância da competição em sua trajetória. "Lembro que foi bem legal, foi um início para conhecer como são eventos como os Jogos Olímpicos e Pan-Americanos. Os JEB’s reúnem vários esportes, pessoas de vários estados do Brasil. Foi uma competição importante para mim, para me habituar a esse ambiente de competição. Então, fiquei feliz em ser convidada mais uma vez para os JEB's, desta vez no Rio de Janeiro, e estou empolgada para estar junto dessa criançada", completa.
Aos 29 anos, Mayra Aguiar é um dos nomes mais importantes da história do judô feminino no Brasil. Consagrada como a melhor do mundo em Cheliabinsk (Rússia), em 2014, e em Budapeste (Hungria), em 2017, a gaúcha de Porto Alegre (RS) soma ainda duas pratas e três bronzes em mundiais, além dos bronzes olímpicos. Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, conquistou o ouro que faltava na carreira, depois de ter conquistado duas pratas e um bronze no torneio continental. Em eventos do Circuito Mundial da IJF (Federação Internacional de Judô, na sigla em inglês), acumula nove ouros, oito pratas e sete bronzes.
Titular absoluta da categoria meio-pesado (-78kg), Mayra enfrentou em 2020 outro obstáculo além da pandemia de Covid-19, que paralisou as competições e adiou os Jogos Olímpicos de Tóquio. Em setembro, ela sofreu lesão no joelho e precisou ser submetida a uma cirurgia . Mesmo afastada dos torneios que marcaram o retorno do calendário internacional, como o Grand Slam de Budapeste e o World Masters de Doha , Mayra segue firme nos treinos e na recuperação para buscar mais uma medalha olímpica no Japão. Para isso, conta com o apoio do Programa Bolsa Atleta do Governo Federal, na categoria mais alta, a Pódio.
JEB's
Os Jogos Escolares Brasileiros serão realizados entre 29 de outubro e 5 de novembro, no Rio de Janeiro, e terão provas em 17 modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, wrestling, ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo.
Desse total, nove serão seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília (DF), em dezembro deste ano: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.
Destinada a atletas escolares nascidos em 2007, 2008 e 2009, os Jogos Escolares Brasileiros são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, e contam com o apoio da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ). Os JEB’s voltam a ser disputados no ano que vem após um hiato de 17 anos. A última edição dos JEB’s foi realizada em 2004.
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania