Notícias
Infraestrutura Esportiva
Equipe da Secretaria Especial do Esporte realiza visita técnica ao Célio de Barros
Fotos: Secretaria Especial do Esporte
O secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães, acompanhado do secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Bruno Souza, e do diretor do Departamento de Infraestrutura de Esporte (DIE), Sandro Valverde, participaram, nesta sexta-feira (21.05), de uma visita técnica às instalações do Estádio de Atletismo Célio de Barros, no Rio de Janeiro.
O Célio de Barros é um templo do atletismo brasileiro, por onde passaram estrelas nacionais e do atletismo mundial. Entendemos que é importante resgatar esse estádio e voltar a fazer dele um centro de referência para o Brasil e o mundo”
Marcelo Magalhães, secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania
O equipamento integra o complexo esportivo do Maracanã e é um dos locais de maior tradição no país para a pratica do atletismo. Entretanto, está fechado desde 2013 e inclusive chegou a ser cogitada a demolição da estrutura, que teve a pista do atletismo demolida durante a reforma do Maracanã.
“Fizemos essa visita para checar as condições do Célio de Barros e ver o que pode ser feito no estádio. O Governo do Estado do Rio de Janeiro tinha a ideia de fazer a demolição da arquibancada e das salas, mas pelo que notamos nessa primeira visita isso não será necessário. Com uma reforma e a manutenção já seria possível fazer a recuperação. Já a pista de atletismo, aí será necessário a construção de uma inteiramente nova”, explica Valverde.
Ao longo de várias décadas antes de ser fechado, o Célio de Barros foi palco de diversas competições que entraram para a história do atletismo brasileiro. Nomes como Joaquim Cruz, Maurren Maggi, Fabiana Murer, José Luiz Barbosa, Robson Caetano da Silva, Arnaldo de Oliveira Silva, Claudinei Quirino e tantos outros emocionaram milhares de fãs e protagonizaram momentos marcantes para o atletismo nacional no estádio. Além deles, campeões olímpicos e recordistas mundiais como Sergey Bubka, Mike Powell e Michael Johnson, por exemplo, competiram no Célio de Barros.
“O Governo Federal tem a intenção de reformar o Célio de Barros. Nós, da Secretaria Especial do Esporte, já fizemos reuniões com a equipe da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e estamos em contato com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, para viabilizarmos a parceria. O Célio de Barros é um templo do atletismo brasileiro, por onde passaram estrelas nacionais e do atletismo mundial. Entendemos que é importante resgatar esse estádio e voltar a fazer dele um centro de referência para o Brasil e o mundo”, destaca Marcelo Magalhães.
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania