Notícias
Desporto Escolar
Armadora do lendário time de basquete do Brasil, Helen Luz é a mais nova embaixadora dos JEB’s 2021
Foto: Arquivo Pessoal
O time estelar dos embaixadores dos Jogos Escolares Brasileiros – JEB’s 2021 conta com uma nova integrante: a paulista Helen Luz, armadora da Seleção Brasileira de basquete feminino campeã mundial em 1994 na Austrália e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000. Helen aceitou o convite feito pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e, com isso, torna-se a 18ª embaixadora do megaevento de esporte escolar.
Eu participei dos JEB’s como atleta em 1990, em Brasília. Sei o quanto foi importante na minha carreira e no meu crescimento como esportista. Agradeço a oportunidade de me juntar ao grupo de embaixadores e desejo todo o sucesso a você, atleta, que vai defender seu estado. Com certeza vou estar com você no Rio de Janeiro”
Helen Luz, embaixadora dos JEB's 2021
“Eu participei dos JEB’s como atleta em 1990, em Brasília. Sei o quanto foi importante na minha carreira e no meu crescimento como esportista. Agradeço a oportunidade de me juntar ao grupo de embaixadores e desejo todo o sucesso a você, atleta, que vai defender seu estado. Com certeza vou estar com você no Rio de Janeiro”, disse Helen.
A campeão mundial junta-se a Maurren Maggi (única brasileira campeã olímpica no atletismo), Jacqueline Silva (campeã olímpica no vôlei de praia), Mayra Aguiar (bicampeã mundial no judô e duas vezes medalhista olímpica) e Flávia Saraiva (destaque da seleção de ginástica artística) no time feminino das embaixadores. Ao lado delas estão os craques do futebol Thiago Silva , Emerson Sheik e Zico e a estrela do futsal Falcão . Completam o grupo Nenê Hilário (17 anos pela NBA), Sandro Dias , o Mineirinho (multicampeão no skate), Daniel Dias (14 ouros em Jogos Paralímpicos na natação), Arthur Zanetti (campeão olímpico na ginástica artística), Serginho e Giba (campeões olímpicos no vôlei), André Domingos (medalhista olímpico no atletismo), José Aldo (bicampeão do UFC) e Renzo Gracie (mestre em jiu-jitsu).
Secretário Especial do Esporte, Marcelo Magalhães se disse honrado por Helen ter aceito o convite e destacou o peso que o time de embaixadores dos JEB’s tem para a competição e, principalmente, para o incentivo às cerca de 6,2 mil crianças que competirão no megaevento no Rio de Janeiro. “A Helen foi uma atleta incrível e fez parte da maior geração do basquete feminino nacional de todos os tempos. O que aquela Seleção conquistou está eternizado como alguns dos momentos inesquecíveis de nosso esporte. Tê-la como uma das embaixadoras dos JEB’s nos enche de orgulho”, afirmou o secretário.
“Cada estrela que se junta a esse time torna os JEB’s mais forte e contribuiu para que nossas crianças e jovens tenham ainda mais incentivo para praticar atividades físicas nas escolas e passem a olhar o esporte de outra forma a partir da retomada dos Jogos Escolares Brasileiros após um hiato de 17 anos. Nós, da Secretaria Especial do Esporte, estamos muito felizes por termos reunido um time com tantas lendas do esporte brasileiro e em tantas modalidades”, continuou Marcelo Magalhães.
Os JEB’s
Os Jogos Escolares Brasileiros de 2021 vão reunir mais de 6,2 mil atletas das 27 unidades da Federação no Rio de Janeiro, entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro. A competição terá disputas em 17 modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, wrestling, ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo. Além disso, o evento contará com as seguintes modalidades demonstrativas: skate, escalada, dança, curling e polo aquático.
Todas as 27 unidades da Federação já confirmaram presença nos JEB’s e a estimativa é de que 16 dos esportes do programa oficial tenham como palco o Parque Olímpico da Barra. O atletismo será em outro local porque não há pista oficial no Parque Olímpico. As alternativas são as instalações militares reformadas para os Jogos Rio 2016.
Do total de 17 modalidades oficiais, nove são seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília, em dezembro deste ano: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.
Os Jogos Escolares Brasileiros são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, e contam com o apoio da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ).
Diretoria de Comunicação - Ministério da Cidadania