Notícias
Combate às drogas
Senapred promove webinário sobre ambiente livre de tabaco nas comunidades terapêuticas
A Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, promoveu, nesta quinta-feira (19.08), a “Capacitação sobre Tabagismo para as comunidades terapêuticas - ambiente livre de tabaco”. O webinário, realizado por videoconferência, contou com representantes de entidades de 22 estados.
O secretário da Senapred, Quirino Cordeiro Júnior, destacou a importância da capacitação. “Na tarde de hoje realizamos, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (INC), a capacitação sobre o uso do tabaco nas comunidades terapêuticas. É uma iniciativa importante, pois surgiu a partir do acordo de cooperação técnica entre o Ministério e o INC”.
“O nosso objetivo é ajudar as comunidades a organizar ações para terem um ambiente livre de tabaco. Realizamos uma pesquisa que apontou que 32% das comunidades terapêuticas permitem o tabagismo. É um número preocupante que fez procurarmos o INC para promover iniciativas para ajudar os acolhidos a abandonarem essa dependência”, completou Quirino Cordeiro.
A chefe da Divisão de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco (Ditab) do Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Instituto Nacional do Câncer (INC) do Ministério da Saúde, doutora Andréa Reis, informou que o tabagismo é considerado uma doença crônica, concentrada nas populações de menor renda e baixa escolaridade. “O tabagismo é fator de risco para cerca de 50 doenças, como câncer, cardiovasculares e respiratórias. Cerca de oito milhões de pessoas morrem por ano no mundo por conta do uso de tabaco”, apontou.
O secretário Quirino revelou ainda o resultado de uma pesquisa que apontou que mais de 90% das entidades terapêuticas têm interesse em contar com o apoio do Governo Federal para a recuperação dos atendidos quanto à dependência ao tabaco. “O resultado da pesquisa motivou a realização de iniciativas como a que estamos promovendo”, concluiu.
Durante o webinário, Andréa Reis falou sobre tabagismo e ações para controle. Os diferentes produtos de tabaco e seus malefícios, além da importância do ambiente livre de tabaco foi tema da apresentação da profissional do INC, Aline Mesquita. Já Vera Borges, também do INC, explicou sobre os benefícios de se parar de fumar e sobre o tratamento do tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS).
Para reduzir o número de fumantes e de doenças e mortes causadas pela dependência ao tabaco, o Brasil conta com a Política Nacional de Controle do Tabaco e com o Programa Nacional de Controle do Tabagismo.
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania