Notícias
Agosto Verde
Seminário Nacional da Primeira Infância debate fortalecimento de políticas que atendem às crianças do país
Foto: Júlio Dutra/Min. Cidadania
O Governo Federal investe na primeira infância para romper o ciclo de pobreza e, ao mesmo tempo, garantir uma geração de crianças saudáveis, com potencial para aprendizagem e socialização. Para debater formas de fortalecer as políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos, o Ministério da Cidadania promove a partir desta terça-feira (24.08), até quinta (26.08), em Brasília, o Seminário Nacional da Primeira Infância. A cerimônia de abertura contou com as presenças da primeira-dama Michelle Bolsonaro e do ministro da Cidadania, João Roma.
A primeira infância é considerada uma janela de oportunidades única no desenvolvimento humano. Estudos comprovam que estímulos certos ajudam o cérebro da criança a desenvolver o seu potencial máximo. "O Seminário Nacional da Primeira Infância reforça o compromisso do governo do presidente Jair Bolsonaro com as gerações que vão construir o futuro do país. Afinal, o Brasil do futuro é agora!", frisou o ministro João Roma.
O Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, coordena o Criança Feliz, maior programa do mundo de visitação a famílias com gestantes, mães e crianças pequenas. Quase três mil municípios brasileiros, de 26 estados e do Distrito Federal, são atendidos.
“Ao priorizar a saúde, a educação e a qualidade de vida das crianças brasileiras, estamos falando de desenvolvimento humano. Quando fortalecemos os vínculos familiares e comunitários, desde o nascimento até os seis anos de idade, estamos oferecendo oportunidades de aprendizagem e de avanços cognitivos”, completou o ministro.
As equipes do Criança Feliz já realizaram mais de 48 milhões de visitas, com 1,3 milhão de pessoas beneficiadas. Mesmo diante do cenário de pandemia, que impõe o distanciamento social e impacta principalmente as famílias mais pobres, o programa foi adaptado a uma série de medidas para que as políticas de atenção à primeira infância continuassem sendo aplicadas de forma contínua e eficiente. A realidade do atendimento nas casas teve de ser ajustada para preservar a saúde das famílias e dos técnicos visitadores.
A representante do Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas (UNICEF) no Brasil, Florence Bauer, reafirmou, durante a abertura do seminário, o compromisso das agências da ONU (Organização das Nações Unidas) em apoiar as prioridades do governo brasileiro.
“É um grande prazer estar aqui representando o conjunto de agências das Nações Unidas que apoia o governo brasileiro nos esforços de cada vez mais melhorar a situação da primeira infância. É um trabalho conjunto que contribui para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável, garantindo a qualidade da primeira infância, uma vida mais saudável, apoiando as mulheres cuidadoras, reduzindo a pobreza e reduzindo a desigualdade”, disse.
“O Criança Feliz é um programa conhecido internacionalmente. É um dos mais sofisticados e mais abrangentes. Ele foi reconhecido, inclusive, pela pelo seu caráter inovador e por ser o maior programa de visitas domiciliares do mundo”, completou Florence Bauer.
Segundo a secretária nacional de Atenção à Primeira Infância, Luciana Siqueira, o Governo Federal trabalha para garantir um futuro digno para as crianças brasileiras. “Que fique claro que nosso país investe sim na primeira infância. O Criança Feliz é um programa prioritário deste governo. Esse evento visa movimentar todo o país para discussões com os objetivos de aprimorar as políticas e ações voltadas para as nossas crianças”, destacou.
A cerimônia contou também com a presença do ministro do Superior Tribunal Militar, José Barroso Filho, do ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Wagner Rosário, do secretário executivo do Ministério da Cidadania, Luiz Antônio Galvão, dos deputados federais Osmar Terra (MDB/RS), Luiz Lima (PSL/RJ) e Paula Belmonte (Cidadania/DF), além do secretário especial substituto da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Alexandre Reis de Souza, e da secretária nacional de Assistência Social da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Maria Yvelonia.
Programação
O Seminário contou nesta terça-feira com três painéis: Fortalecimento de Políticas Públicas para a Primeira Infância; Experiência de Políticas Públicas para a Primeira Infância no âmbito Federal; e Intersetorialidade como Eixo Estruturante do PCF.
No período da tarde, foi realizada também a solenidade de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância e a Associação Brasileira de Psicopedagogia, além do lançamento do edital de chamada pública para submissão de artigos para a Revista Primeira Infância em Foco.
Confira a programação completa do Seminário Nacional da Primeira Infância
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania