Notícias
Cuidados
Semana de Inovação: secretária Laís Abramo entrega prêmios na categoria Inovação para o Cuidado
Foto: Willian Azevedo/ MDS
A secretária nacional de Política de Cuidados e Família, Laís Abramo, entregou, nesta quinta-feira (31.10), os prêmios para os vencedores da categoria "Inovação para o Cuidado" do 28º Concurso de Inovação no Setor Público. A categoria é nova e foi construída em parceria com a Secretaria Nacional da Política de Cuidado e Família do MDS.
A atividade encerrou a Semana de Inovação, evento promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) de forma híbrida para discutir inovação na gestão pública. “Nós estivemos discutindo esses dias sobre os temas dos cuidados, e é muito bom que tenha sido criada uma categoria de premiação para este tema”, afirmou Laís Abramo.
A premiação da categoria da Inovação para o Cuidado foi destinada às iniciativas que modificaram a forma como são atendidas as necessidades específicas de quem demanda cuidados ou de quem cuida, contribuindo para a valorização, a reorganização e o compartilhamento da responsabilização social pelos cuidados.
Para a secretária, o cuidado é mais que uma necessidade, é um direito de todas as pessoas. Abramo lamentou, no entanto, que os serviços de cuidado hoje existentes são insuficientes para atender a um crescente aumento das necessidades de cuidado.
“Por isso, é fundamental reconhecer iniciativas inovadoras desenvolvidas pelo setor público - seja em âmbito federal, estadual, municipal ou distrital - que estejam comprometidas com a construção e o fortalecimento de um novo modelo de sociedade, centrada na sustentabilidade da vida e no bem-estar das pessoas, em que o direito ao cuidado para todas as pessoas – entendido como o direito a cuidar, a ser cuidado e ao autocuidado - seja uma realidade”, afirmou.
O primeiro lugar foi conquistado pela prefeitura de Belo Horizonte, pela iniciativa “Equipe Multiprofissional de apoio às gestantes e puérperas em situação de vulnerabilidade: relato da experiência em Belo Horizonte”. O segundo colocado foi o programa "Cuidar de Quem Cuida", desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e dos Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul.
Em terceiro lugar, ficou a "Formação de Doulas Comunitárias", da prefeitura de Belo Horizonte em parceria com as maternidades da Rede SUS-BH. Pela escolha do público, o projeto "Óculos Amigo", desenvolvido pela secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná.
Assessoria de Comunicação - MDS