Notícias
Tecnologia
Secretaria de Gestão de Fundos e Transferências apresenta a ferramenta BB Gestão Ágil
Uma ferramenta que pode ser operada pelos governos federal e estaduais, órgãos de controle e beneficiários de repasse de recursos para executar e prestar contas de forma simplificada. Essa é a solução BB Gestão Ágil, apresentada pela Secretaria de Gestão de Fundos e Transferências (SGFT) e pela Diretoria executiva do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) em parceria com a Diretoria de Negócios para o Desenvolvimento do Banco do Brasil.
O Ministério da Cidadania e o banco realizaram encontros para apresentar a ferramenta a cerca de 90 pessoas, público composto por secretarias e fundos estaduais de Assistência Social e gerentes de contas do banco nos estados. As reuniões serviram para capacitar os gestores estaduais de assistência social nas atividades de execução orçamentária, financeira e contábil, prestação de contas e utilização da ferramenta BB Gestão Ágil.
A aplicação BB Gestão Ágil será uma das fontes de informação do Sistema Integrado de Prestação de Contas do FNAS (SIPC), aplicação que está em desenvolvimento para ser o sistema de prestação de contas dos recursos repassados na modalidade fundo a fundo para a execução das ações socioassistenciais em substituição ao Demonstrativo Sintético Anual da Execução Físico-Financeira, cujo foco é a ampliação do controle e transparência das despesas realizadas com recursos do cofinanciamento federal.
BB Gestão Ágil
o BB Gestão Ágil é uma solução que será utilizada juntamente ao Sistema Integrado de Prestação de Contas do FNAS (SIPC) que reúne, em um único ambiente, as informações de recursos creditados e gastos, aplicações financeiras, documentos de despesas relacionados, categorização de gastos e todas as contas relativas a um beneficiário, simplificando a gestão dos recursos oriundos de repasses.
Esta ferramenta pode ser operada por órgãos repassadores (governo federal e estadual), órgãos de fiscalização e controle dos governos federal e estadual, além dos beneficiários de repasse de recursos, governo estadual, municipal e entidade sem fins lucrativos, que podem usar a solução para executar e prestar contas aos repassadores.
Ela conta com a mesma segurança bancária que o Banco do Brasil disponibiliza aos demais clientes e as informações ficam disponíveis no banco por 10 anos. Para fazer uso do BB Gestão Ágil, basta que o Órgão Repassador possua convênio formalizado com o Banco do Brasil.
Assessoria de Comunicação – Ministério da Cidadania