Notícias
VOLUNTARIADO
Pátria Voluntária: ministro entrega alimentos a abrigo de crianças no Distrito Federal
Crianças afastadas do convívio familiar por decisão judicial, acolhidas na instituição Lar Infantil Chico Xavier, receberam uma doação de 400 quilos de alimentos nesta quarta-feira (28) – data em que se celebra o Dia Nacional do Voluntariado. A entrega da doação, feita por servidores e colaboradores instalados na Esplanada dos Ministérios, contou com a presença do ministro da Cidadania, Osmar Terra. Conhecida como “Larzinho”, a instituição que recebeu os alimentos acolhe 23 crianças em situação de vulnerabilidade social.
Segundo o ministro Osmar Terra, a ação é só o início do que o governo pretende com o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, o Pátria Voluntária. “Queremos que sejam dezenas de milhões de voluntários. Com isso, o trabalho social é reforçado e atende muito mais pessoas. É um trabalho de doação. Em geral, faz muito mais bem para a pessoa que oferta o trabalho do que para aqueles que estão sendo atendidos”, afirmou o ministro. Em uma semana, no total, foram arrecadadas quatro toneladas de alimentos não perecíveis, que serão doados a várias instituições – a arrecadação segue até o fim do mês. As entregas seguirão um cronograma definido com as entidades, respeitando a capacidade de acondicionamento.
O conselheiro do Programa Pátria Voluntária e presidente da Federação do Amor Exigente, Miguel Tortorelli, ressaltou que a entrega já é um bom início do trabalho que os servidores federais podem realizar. “Essa é uma das pequenas coisas que podemos fazer. Sempre esperamos que o governo faça. Mas nós, a sociedade civil, temos que nos dar as mãos e fazer a nossa parte doando poucas horas da nossa vida”, comentou o conselheiro.
Para a assistente social da entidade Rayane Teixeira, os voluntários ofertam mais do que serviços: “São referência de vida e como pessoas para estas crianças. Aqui na nossa instituição, o voluntário atua muitas vezes como um educador, levando informações que elas vão levar por toda a vida. Eles exercem a cidadania oferecendo o trabalho voluntário”.
Também durante a tarde, a presidente do Conselho Pátria Voluntária, Michelle Bolsonaro, visitou a instituição Vila do Pequenino Jesus, e entregou doações de alimentos não-perecíveis. A primeira-dama conheceu as instalações do local, conversou com vários acolhidos e participou de uma aula de musicalização. Ela destacou a importância do voluntariado para a sociedade. “O Dia do Voluntariado veio para fomentar e estimular as pessoas a trabalhar para o próximo. Então, juntamente com Ministério da Cidadania, o Pátria Voluntária está aqui fazendo com que a sociedade tenha empatia por esse trabalho”.
Decreto - Nesta quarta-feira (28), em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou decreto que autoriza a concessão de licença para capacitação de servidores públicos federais para a realização de cursos conjugados com atividades voluntárias. Para o servidor do Ministério da Economia Vitor Eduardo Saback, que presta serviços voluntários no Lar Chico Xavier, a alteração na legislação é extremamente positiva, ao estimular o trabalho voluntário a ser realizado pelos servidores públicos. “Todas as instituições precisam, mas pouca gente presta serviço voluntário ainda. Essa alteração mostra para o funcionário que ele pode ir além e dar uma pequena contribuição que fará uma grande diferença para estas crianças”, disse.
Receberam doações, nesta quarta, as seguintes instituições: Lar Infantil Chico Xavier, Associação Santos Inocentes – Mártires, Vila do Pequenino Jesus, Instituto Promocional Madalena Caputo e Casa da Criança Batuíra.
Sobre o Pátria Voluntária
Vinculado ao Ministério da Cidadania, o Pátria Voluntária tem como objetivo fomentar a prática do voluntariado como um ato de humanidade, cidadania e amor ao próximo. O programa também estimula o crescimento do terceiro setor, contribuindo para a transformação do Brasil em um país mais justo e mais solidário.
O trabalho voluntário, de caráter não-remunerado, é articulado entre o poder público, organizações da sociedade civil e o setor privado. O programa conta com um Conselho Consultivo composto por 24 integrantes, sendo 12 representantes dos ministérios da Cidadania, Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Justiça, Educação, Saúde, Defesa, Ciência Tecnologia, Inovação e Comunicações, Meio Ambiente, Economia, Controladoria-Geral da União, Secretaria de Governo e Casa Civil da Presidência da República – e mais 12 membros da sociedade civil, entre personalidades e representantes de organizações não-governamentais que atuam na área de voluntariado.
Para contribuir
A ação de voluntariado na Esplanada dos Ministérios segue até o fim do mês. As doações – leite em pó, fraldas, etc – podem ser depositadas em caixas localizadas em cada prédio da esplanada. Todos os itens arrecadados serão entregues a instituições voltadas à população vulnerável.
Leia mais:
Governo estimula voluntariado entre servidores públicos federais
Dia do Voluntário: instituições recebem doações
No âmbito do Pátria Voluntária, ministra Damares Alves entrega brinquedos para instituição do DF
Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
Central de Relacionamento - 121
Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa