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COVID-19
Parcerias com setor privado mediadas pelo Governo Federal promovem doações de mais de 50 toneladas de alimentos a instituições que atendem idosos
Garantir uma medida rápida e eficaz para que alimentos e insumos chegassem aos idosos durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Esse foi o objetivo das parcerias que o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria de Articulação e Parcerias (SAP), estabeleceu com grandes associações do ramo no país. Iniciada em maio, a ação já destinou aproximadamente 50 toneladas de alimentos e insumos de higiene e proteção a mais de 50 Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs).
“O que originou essa parceria foi um comando do ministro Onyx Lorenzoni no início da pandemia. Dentro dos nossos públicos mais vulneráveis estavam as ILPIs. Sabendo que os idosos são os mais vulneráveis frente a essa pandemia, a determinação do ministro Onyx foi que nós conseguíssemos atendê-los de forma rápida e efetiva. Então a SAP entrou nesse contexto de fazer uma parceria com o setor privado”, conta o secretário da SAP, Fernando Moura.
Três grandes associações aceitaram participar da ação solidária: a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) e a Viva Lácteos – Associação Brasileira de Laticínios. As doações das empresas chegaram a ILPIs de mais de 100 municípios, de 12 estados brasileiros. “Foi uma resposta muito rápida que esse setor conseguiu dar ao ministério”, destaca o secretário.
A SAP atua na articulação de novas fontes de financiamento para as políticas da pasta, na formulação e disseminação de diretrizes e políticas de relacionamento com investidores nas áreas de esporte e desenvolvimento social, e na promoção de iniciativas de racionalização de despesas e de renúncias tributárias dos programas do ministério.
“A palavra que melhor define é a de fazer a facilitação junto às outras secretarias. Nós trabalhamos com dois macro processos, o de articulação, de identificar oportunidades e demandas de programas do ministério, e o de parcerias com o mercado, não necessariamente com dinheiro, mas em busca de experiências e soluções”, explica Fernando Moura.
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania