Notícias
Cuidados e prevenção às drogas
Pará recebe eventos de prevenção às drogas e qualificação de profissionais que atuam em comunidades terapêuticas
Foto: Divulgação
A capital paraense recebeu nesta quinta-feira (05/11) dois eventos que tratam de políticas públicas e ações de prevenção às drogas. As atividades foram conduzidas durante a Semana da Juventude e em uma audiência pública na Assembleia Legislativa do estado, ambas em Belém.
O Ministério da Cidadania tem trabalhado para levar suas ações de prevenção às drogas e recuperação de pessoas com dependência química a estados e municípios. O trabalho conjunto com autoridades e poderes locais é de grande relevância”
Quirino Cordeiro, secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas
Nas duas ocasiões, o Governo Federal foi representado pelo secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred) do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro, que ressaltou detalhes da Nova Política sobre Drogas, em especial a meta de envolver toda a sociedade no enfrentamento da dependência química.
“O Ministério da Cidadania tem trabalhado para levar suas ações de prevenção às drogas e recuperação de pessoas com dependência química a estados e municípios. O trabalho conjunto com autoridades e poderes locais é de grande relevância”, ressaltou Quirino.
Em paralelo, o Pará vem conduzindo, em parceria com o Governo Federal, o curso “Entender para Tratar”. A qualificação tem como objetivo capacitar profissionais das comunidades terapêuticas do estado.
As comunidades terapêuticas são instituições que acolhem pessoas que buscam voluntariamente se recuperar da dependência química. Utilizam como tratamento atividades recreativas, esportivas, laborais, oficinas profissionalizantes e acolhimento espiritual.
Atualmente, o Governo Federal financia 483 comunidades terapêuticas pelo Brasil. Entre 2020 e 2021, foram repassados R$ 193,2 milhões e 50 mil pessoas foram acolhidas. Mais de 80 mil dependentes químicos já tiveram oportunidade de tratamento.
Adicionalmente, 10 mil profissionais do Sistema Único de Saúde, do Sistema Único de Assistência Social e do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas foram capacitados no tratamento e prevenção da dependência química.
“O Ministério da Cidadania tem atuado para qualificar cada vez mais os profissionais que trabalham nas comunidades terapêuticas. Com isso, o cuidado aos acolhidos nessas entidades ganha em qualidade”, reforçou Quirino.
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania