Notícias
Notícias
PAA: Instituto no RS investe mais de R$ 205 mil na agricultura familiar
Brasília/DF – Termina nesta segunda-feira (1º) o prazo para agricultores familiares e cooperativas enviarem suas propostas para a chamada pública do Instituto Federal Farroupilha Câmpus Júlio de Castilhos, no Rio Grande do Sul. O órgão investirá R$ 205.931,30 em compras da agricultura familiar, pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Ministério da Cidadania.
O diretor do Departamento de Compras Públicas para Inclusão Social e Produtiva Rural do Ministério da Cidadania, Iberê Orsi, destaca que a entrega é uma oportunidade para os agricultores mostrarem o diferencial de seus produtos, além de garantir a eles uma renda fixa. “O grande problema do agricultor familiar é chegar ao mercado. Com o PAA ele tem um mercado aberto, ilimitado, ao fornecer para os órgãos compradores”, avaliou.
Pela modalidade Compra Institucional, o edital prevê a compra de produtos diversos, como carne bovina, tomate, brócolis, batata inglesa, arroz branco, banana, açúcar mascavo, entre outros. Cada fornecedor pode fazer a oferta de mais de um tipo de produto. Agricultores familiares de todo o País, cadastrados no PAA, podem fazer o envio de propostas.
Incentivo
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para alcançá-los, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.
Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
Central de Relacionamento - 121
Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa