Notícias
Segurança Alimentar
"PAA é a primeira mão amiga que chega para quem mais precisa", diz Wellington Dias durante reunião do PAA Leite no MDS
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou nesta quinta-feira (22.02) da abertura da reunião de alinhamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Leite. O encontro, que está sendo realizado em Brasília, reúne representantes dos estados para discutir o andamento do programa, aprimorar a comunicação entre os entes federados e fortalecer as ações de combate à fome.
Durante a abertura do evento, o ministro destacou a importância estratégica do PAA Leite no combate à fome e à pobreza, ressaltando seu impacto na segurança alimentar e nutricional da população mais vulnerável. "O PAA é a primeira mão amiga que chega para quem mais precisa", afirmou. "Ele tem múltiplas formas de atuar, combatendo a fome, a insegurança alimentar e a pobreza".
Ao longo do dia, os gestores discutirão temas como a execução do programa nos estados, as principais dificuldades enfrentadas e as estratégias para aprimorar a comunicação entre o Governo Federal e os estados.
A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, destacou o empenho do ministro Wellington Dias em fortalecer o PAA Leite, além da importância da participação de todos os envolvidos no processo.
"O ministro tem se empenhado em mostrar a importância do PAA Leite para os estados. A partir deste ano, queremos estabelecer um diálogo mais qualificado em torno do programa, para que ele seja ainda mais eficaz no combate à fome e à desnutrição", revelou Lilian Rahal.
O PAA Leite é uma modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos que visa incentivar a produção e o consumo de leite fresco e seus derivados, beneficiando agricultores familiares e famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional.
A reunião de trabalho também abordou a participação social no PAA, incluindo a comunicação do programa nos estados e o diálogo com as organizações, cooperativas, laticínios e agricultores familiares.
O diretor do Departamento de Aquisição e Distribuição de Alimentos Saudáveis do MDS, Raimundo Nonato Lima, ressaltou que a reunião visa fortalecer o diálogo entre o Governo Federal e os estados.
"A ideia é discutir o andamento do programa, ouvir as demandas de cada estado e aprimorar o fluxo de informações e recursos", disse Raimundo Nonato. "O objetivo é garantir que o PAA Leite chegue a quem mais precisa, de forma eficiente e eficaz".
A reunião contou com a participação de representantes de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
"A gente tem feito esse esforço grande para mostrar a importância dessa modalidade para os estados, seja para a agricultura familiar, seja para a doação do leite, seja para a mobilização da cadeia em algumas regiões", finalizou Lilian Rahal.
Assessoria de Comunicação - MDS