Notícias
Desenvolvimento Social
Operação Raízes do Cedro: nono voo, com 221 passageiros e um pet, chega ao Brasil
Foto: Divulgação / FAB
O Brasil recebeu o nono voo da Operação Raízes do Cedro, que trouxe 221 passageiros e um pet do Líbano. A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou em Guarulhos (SP) na madrugada desta terça-feira (29.10). A operação foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a partir do acirramento do confronto entre Israel e o grupo Hezbollah.
Ao chegar no Brasil, as famílias são acolhidas por equipes especializadas do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e da Agência da ONU para as Migrações (OIM), que avaliam as demandas imediatas e analisam se as pessoas têm redes de proteção familiar ou social no Brasil. A partir disso, determinam a necessidade de acolhimento em abrigos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), de hospedagem temporária e, nos casos de famílias em condição de vulnerabilidade, a possibilidade de passarem a integrar programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.
A coordenadora de Atenção ao Migrante e Refugiados no SUAS do MDS, Niusarete Lima, explicou o quanto esse trabalho tem aliviado a dor dos repatriados e também promovido mudanças nas vidas daqueles que os acolhem. "Nos voos com os repatriados, observamos a dor que eles trouxeram em suas pequenas bagagens por terem que deixar seu país. Apesar da tristeza, foi comovente observar o olhar de alívio ao pisarem em solo brasileiro, com um sentimento de estarem a salvo”, explicou. Ela também fala o quanto a empatia é importante para dar sequência ao acolhimento. “Esse olhar é o que nos move para continuarmos acolhendo seres humanos que buscam nosso apoio", concluiu.
Além do MDS, os brasileiros e familiares contam com o acolhimento de profissionais a serviço da Força Nacional do SUS (Saúde), da Polícia Federal e da Receita Federal. Nas escalas técnicas em Lisboa, a operação tem suporte da embaixada do Brasil, via Consulado-Geral e Adidância de Defesa na capital portuguesa.
Novos voos
O Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, está em contato com brasileiros e seus familiares próximos para prestar assistência consular e verificar a necessidade de promover novo voo de repatriação, a depender das condições de segurança no terreno.
O governo brasileiro reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para os que disponham de recursos para tal, que procurem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação, com voos da companhia libanesa Middle East Airlines.
Os números de plantão consular do Itamaraty seguem à disposição, em caso de necessidade, ambos com Whatsapp: +55 (61) 98260-0610 e +55 (61) 98313-0146.
Histórico
A primeira escala da operação pousou no Brasil no dia 6 de outubro. O grupo com 229 passageiros e três pets foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reforçou que o país seguirá com os esforços para trazer todos os brasileiros e familiares que necessitarem.
Na terça-feira (8), uma nova escala da operação trouxe até São Paulo 227 passageiros e mais quatro animais domésticos. Dois dias depois, uma terceira escala chegou com 218 passageiros e cinco pets.
A quarta escala desembarcou no sábado (12), com 211 passageiros. O quinto voo pousou com 220 passageiros e dois pets no dia 14. No sábado (19), o sexto voo chegou ao Brasil com 212 passageiros e um pet.
O sétimo voo de repatriação pousou na terça-feira (22), com 82 passageiros, incluindo 11 crianças de colo, e um pet. Já o oitavo voo, com 239 passageiros, incluindo 19 crianças de colo, e três pets, pousou em Guarulhos na última sexta-feira (25).
Assessoria de Comunicação do MDS, com informações do Palácio do Planalto