Notícias
Aviso de Pauta
Governo Federal, por meio da Operação Acolhida, realiza voo de interiorização com todas passageiras mulheres, nesta quarta-feira (08.03)
Nesta quarta-feira (08.03), o Governo Federal, por meio da Operação Acolhida, realiza uma ação inédita durante os cinco anos da missão. No Dia Internacional da Mulher, um voo de interiorização sairá da Base Aérea de Boa Vista, às 10h (horário local), com todas as 35 passageiras mulheres.
São mulheres venezuelanas que terão a oportunidade de reiniciarem a vida em solo brasileiro, com vagas de emprego sinalizadas em empresas de diferentes municípios do Brasil. O voo segue de Boa Vista para o aeroporto de Guarulhos (SP), com previsão de pouso às 18h.
Embarque
Os veículos de imprensa terão acesso ao embarque entre 8h e 9h (horário de Boa Vista). No local, haverá entrevistas com porta-vozes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM).
O credenciamento de imprensa para a agenda em Boa Vista deve ser feito até às 18h (horário de Boa Vista) desta terça-feira (07.03). As equipes interessadas na cobertura devem enviar e-mail identificando o veículo de comunicação, nome e identidade do jornalista e equipe, para: comsocial.babv@fab.mil.br.
Desembarque
Os veículos de imprensa terão acesso ao desembarque 19h e 20h (horário de Brasília). No local, haverá entrevistas com as imigrantes interiorizadas, porta-vozes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM).
O credenciamento de imprensa para a agenda em Guarulhos (SP) deve ser feito até às 15h de quarta-feira (08.03). As equipes interessadas na cobertura devem enviar e-mail identificando o veículo de comunicação, nome e identidade do jornalista e equipe, para: cr.basp@fab.mil.br.
Operação Acolhida
A estratégia de Interiorização teve início em fevereiro de 2018 e consiste na realocação voluntária, segura, ordenada e gratuita de refugiados e migrantes venezuelanos, em situação de vulnerabilidade, de Roraima para outras cidades do Brasil.
A Interiorização visa permitir que as pessoas beneficiadas tenham melhores oportunidades de integração social, econômica e cultural, bem como reduzir a pressão sobre os serviços públicos atualmente existente principalmente em Roraima, localizado na fronteira norte do Brasil com a Venezuela.
O Comitê Federal de Assistência Emergencial é presidido pela Casa Civil da Presidência da República e é encarregado de coordenar o trabalho intersetorial da resposta humanitária. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome é o coordenador do Subcomitê Federal de para Acolhimento e Interiorização de Imigrantes em Situação de Vulnerabilidade.
O Subcomitê articula a cooperação no atendimento realizado nos abrigos em Roraima e na estratégia de interiorização organizada desde Roraima e Amazonas junto aos órgãos parceiros, estados e municípios de todo o país.
As Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) coordenam as atividades operacionais da Acolhida com apoio das agências da ONU, organizações da sociedade civil, organismos internacionais, além de entidades privadas, órgãos dos poderes executivo, legislativo e judiciário e entes federativos.
Assessoria de Comunicação - MDS