Notícias
SUAS
No processo para restabelecer pacto federativo, ministro se reúne com a presidente do FONSEAS
Foto: Roberta Aline/ MDS
Quero fazer um agradecimento ao FONSEAS por toda a capacidade de resistência nos últimos anos. Sei que não foi fácil e o setor da assistência social enfrentou muitos desafios. Quero me colocar à disposição para trabalharmos juntos, de forma integrada”
Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
Com o compromisso de valorizar as instâncias de pactuação na assistência social, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, se reuniu com a presidente do Fórum Nacional de Secretários (as) de Estado da Assistência Social (FONSEAS), Cyntia Figueiras Grillo.
Durante a reunião nesta segunda-feira (23.01), Wellington Dias ressaltou que a missão é estreitar os laços com os estados, municípios e toda a rede do SUAS (Sistema Único da Assistência Social) para dar conta do desafio de cuidar de quem mais precisa.
“Quero fazer um agradecimento ao FONSEAS por toda a capacidade de resistência nos últimos anos. Sei que não foi fácil e o setor da assistência social enfrentou muitos desafios. Quero me colocar à disposição para trabalharmos juntos, de forma integrada”, frisou o ministro.
Segundo a presidente do FONSEAS, esta foi a primeira vez em que ela participa de uma agenda de trabalho de forma integrada com o ministério. “A gente enfrentou tempos de resistência. Não foram tempos fáceis. A gente viveu um desmonte muito grave das políticas sociais do Brasil, em especial na assistência social. Fiquei extremamente feliz com todas as colocações e as perspectivas que o ministro relatou durante a reunião”, revelou Cyntia Figueiras.
“Foi importante ouvir do ministro Wellington Dias o respeito com as nossas instituições. O restabelecimento da relação cooperada entre os entes federados, municípios, estados e Governo Federal vai acontecer com certa tranquilidade. O Governo Federal pode contar conosco integralmente para fazer da assistência social, da segurança alimentar e nutricional, uma referência nesse país”, completou a presidente do FONSEAS.
O secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, que já presidiu o FONSEAS entre 2015 e o início de 2016, participou da reunião e destacou que a orientação no MDS é que as grandes diretrizes que envolvam a assistência social sejam discutidas, debatidas e pactuadas.
“A nossa missão é de reconstrução federativa do SUAS. Ele existe porque tem o município, os estados e tem uma rede de entidades socioassistenciais com mais de 600 mil trabalhadores, além das universidades e dos diferentes fóruns. Essa reconstrução é uma tarefa coletiva e o governo está empenhado nisso”, revelou Quintão.
Durante o encontro, foi destacada a meta do governo Lula de acabar com a fome de 33 milhões de pessoas no país, além de criar condições de emancipação para elas. Dentro desse trabalho, o SUAS tem papel fundamental.
“No trabalho integrado, iremos voltar a ter as condições de cofinanciamento, além de parcerias nas mais diferentes áreas, tanto diretamente na área da assistência social quanto nos diferentes programas que deverão ser retomados. Precisamos muito dos estados e dos municípios para alcançar a atualização do Cadastro Único, para garantir as condições de trabalho com a avaliação e inclusão de quem está fora e o desligamento das irregularidades”, completou o ministro Wellington Dias.
Também estiveram presentes na reunião a vice-presidente da Região Sudeste do FONSEAS, Elizabeth Juca e Mello, a vice-presidente da Região Nordeste do FONSEAS, Iris Maria de Oliveira, o vice-presidente da Região Sul do FONSEAS, Rogério Helias Carboni, e a diretora do FONSEAS, Elisa Cléia Pinheiro.
Assessoria de Comunicação - MDS