Notícias
INCLUSÃO
Ministros do Desenvolvimento Social e do Esporte querem ampliar a oferta esportiva no Brasil
Foto: Roberta Aline/ MDS
Os ministros do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, e do Esporte, Ana Moser, articularam nesta quarta-feira (08.02) a intenção de elaborar um plano de trabalho conjunto entre as pastas. O objetivo é ampliar a oferta de prática esportiva no país, sobretudo em regiões mais vulneráveis, proporcionando mais alternativas para a população e combatendo os índices atuais de sedentarismo.
“Trabalhamos hoje com as duas equipes, do Esporte e do Desenvolvimento Social, para que a gente tenha um casamento. Sempre pensamos na pobreza em relação à fome e à baixa renda, mas a pobreza também está na falta de alternativas em áreas como o esporte”, ponderou o ministro Wellington Dias. “A nossa agenda foi voltada para que a gente tenha um plano que chegue a essas pessoas”, definiu.
Para a ministra Ana Moser, o Brasil enfrenta a falta de um levantamento sobre a quantidade de praticantes de atividades esportivas no país e de uma legislação que amplie o esporte para além do alto rendimento. “A gente tem várias carências no Brasil, e a atividade física é uma delas. Temos uma população sedentária, e o caminho é juntar forças e estratégias para buscar atender melhor a população”, comentou.
No encontro, a ministra também destacou como a articulação entre as pastas permitirá que o esporte chegue a mais locais. “Começamos a discutir um plano de como desenhar uma ocupação de territórios com o esporte, usando os ativos que estão disponíveis nos locais. A assistência social tem muitos desses equipamentos, e nós do Esporte podemos desenhar as políticas e os métodos estratégicos. Nosso objetivo é ampliar o número de pessoas que praticam atividade física e que são bem assistidas com o esporte”, completou.
Também participaram da reunião o secretário executivo do MDS, Osmar Júnior, o secretário executivo adjunto Ranniêr Ciríaco, a secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, Valéria Burity, a secretária executiva do Ministério do Esporte, Juliana Agatte, o diretor de Projetos Joelmo Oliveira, e o assessor especial Edmilson Pereira.
Assessoria de Comunicação - MDS