Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
SUAS
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou nesta segunda-feira (24.03) os resultados das políticas sociais do Governo Federal durante o Encontro de Lideranças Municipalistas do Paraná, em Brasília. O evento, organizado pelo deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), reuniu prefeitos, vereadores e lideranças de mais de 60 cidades paranaenses para alinhar ações e ampliar o acesso a programas sociais.
Wellington Dias apresentou dados que mostram a redução da extrema pobreza no país, que caiu de 9% para cerca de 4,4% – o menor índice da história, superando o recorde anterior de 5,2% em 2014, segundo critérios da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura). “A pobreza geral também recuou de 30,6%, nível mais baixo registrado no governo da presidenta Dilma em 2014, agora caiu para 27,4% (dados do Banco Mundial), e estamos trabalhando para chegar a menos de 25%”, afirmou o ministro.
“Compartilho esses resultados para mostrar os avanços na área social. O presidente Lula, com sua experiência de vida, entende que pobreza não é só falta de alimento ou dinheiro”, completou. O ministro destacou que o presidente Lula adota o conceito de “pobreza ampla”. “Temos mais de 40 programas integrados ao Cadastro Único, como Bolsa Família, BPC e Auxílio Gás, que garantem proteção social, qualificação profissional e oportunidades de emprego”, explicou.
"Temos mais de 40 programas integrados ao Cadastro Único, como Bolsa Família, BPC e Auxílio Gás, que garantem proteção social, qualificação profissional e oportunidades de emprego", explicou Wellington Dias.
O deputado Zeca Dirceu enfatizou a importância do encontro para aproximar as demandas locais, dos municípios, para o governo federal. “Esses gestores conhecem as realidades de suas cidades e agora têm informações claras sobre como acessar programas e recursos”, destacou.
O secretário nacional de Assistência Social do MDS, André Quintão, detalhou a rede de proteção social, que inclui centros de referência, unidades para população em situação de rua e parcerias com entidades sem fins lucrativos. “Estamos simplificando processos para que os municípios acessem os recursos sem burocracia”, garantiu.
André Quintão reforçou o apoio técnico aos municípios. “Estamos simplificando a gestão financeira e contábil para facilitar a vida dos municípios, e oferecendo suporte em todo o Brasil. Ninguém deve deixar de usar recursos por desconhecimento das normas. Vamos ampliar o financiamento e desburocratizar os repasses”, completou.
O evento contou ainda com a presença da secretária nacional de Renda de Cidadania, Eliane Aquino, do diretor de Apoio ao Empreendedorismo do MDS, Alison Ramos, da chefe da Assessoria Especial para Assuntos Parlamentares e Federativos do MDS, Felícia Ibiapina dos Reis, e do diretor-executivo do Fundo Nacional de Assistência Social da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS, José Arimatéia.
Assessoria de Comunicação - MDS