Notícias
Cooperativismo
Ministério da Cidadania seleciona mais 50 entidades para o Roda Bem Caminhoneiro
Foto: Júlio Dutra/ Min. Cidadania
Mais 50 entidades foram selecionadas para participar do projeto Roda Bem Caminhoneiro, iniciativa do Ministério da Cidadania que visa incentivar o cooperativismo entre caminhoneiros autônomos e melhorar a renda e a qualidade de vida da categoria. A lista com o terceiro lote de entidades, 45 cooperativas e cinco grupos de interesse, foi divulgada nesta segunda (21.03).
Além de ampliar a rede de atendimento, o terceiro lote pretende substituir cooperativas aprovadas em lotes anteriores que não atingiram os requisitos técnicos exigidos para integrar a ação. Antes da divulgação da nova lista, havia 68 cooperativas participantes. Agora, o total sobe para 118 pré-selecionadas, em 17 estados. A meta é chegar a 100 entidades ativas e atender 100 mil caminhoneiros em todo o território nacional.
Já foram entregues 20 kits escritório container, equipados com notebook, smartphone e climatizador, além de um kit de abastecimento com reservatório com bomba e 15 mil litros de óleo diesel para alavancar o capital de giro da cooperativa. Em média, o investimento federal em cada estação é de cerca de R$ 180 mil. Os investimentos já chegam a 12.9 milhões, do total de 18 milhões previstos pelo Governo Federal.
Conceito
O Roda Bem Caminhoneiro tem como objetivo estruturar e fortalecer um sistema cooperativo nacional para transportadores rodoviários autônomos, em forma de uma rede de pontos de abastecimento e escritórios-sede às cooperativas. Com isso, a ideia é reduzir custos com óleo diesel, lubrificantes, pneus e outras peças, além de dar maior qualidade de vida para o transporte autônomo brasileiro.
O projeto também oferece assessoramento técnico, planos de viabilidade e de negócios, além de cursos de qualificação para os cooperados. Combustíveis, produtos como pneus, lubrificantes e peças podem ser comprados a preços mais baixos, por meio de um aplicativo do projeto, que conta com uma central de compras digital.
Também integra o projeto o desenvolvimento de software e site. As cooperativas ficam responsáveis pelas compras em larga escala, e podem vender aos caminhoneiros os produtos com preços mais competitivos.
Outro fator positivo é poder participar de editais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que prevê 30% dos fretes para caminhoneiros autônomos organizados em cooperativas.
Estados que participam do Roda Bem Caminhoneiro:
Amazonas
Bahia
Ceará
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo
Tocantins
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania