Notícias
Covid-19
Ministério da Cidadania participa do lançamento de campanha de conscientização no combate ao novo coronavírus
Foto: Júlio Dutra/Min Cidadania
Foi lançada nesta quarta-feira (12.05) a Campanha de Conscientização sobre Medidas Preventivas e Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde, com o tema: “O cuidado é de cada um, o benefício é para todos”. O ministro da Cidadania, João Roma, esteve presente, ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.
Este é um governo que busca cooperação entre as instituições, mas também com o cidadão. Cada um tem que tomar as ações necessárias, conscientizar a comunidade ao seu redor e superar, na medida do que pode ser feito, para que o Brasil saia muito maior disso, para orgulho de todos os brasileiros”
João Roma, ministro da Cidadania
A ideia da campanha é reforçar a importância da vacinação contra a Covid-19 e continuar com as medidas preventivas não farmacológicas, como manter os ambientes ventilados, evitar aglomerações, utilizar máscara de proteção e lavar as mãos frequentemente com agua e sabão ou, quando não for possível, com álcool em gel 70%.
O ministro da Cidadania reforçou em seu discurso a importância das ações que o Governo Federal vem tomando para as iniciativas serem cada vez mais articuladas e integradas. Ele citou a assinatura de portaria, ocorrida na terça-feira (11.05), que garante um investimento de R$ 345 milhões , do Ministério da Saúde, destinado ao reforço nutricional e combate à obesidade em crianças e gestantes do Programa Bolsa Família durante a pandemia da Covid-19. “Essas ações são muito importantes, mostram a transversalidade e a cooperação do Governo Federal, não só entre suas pastas, mas também com a nossa sociedade”.
João Roma acrescentou: “Este é um governo que busca cooperação entre as instituições, mas também com o cidadão. Cada um tem que tomar as ações necessárias, conscientizar a comunidade ao seu redor e superar, na medida do que pode ser feito, para que o Brasil saia muito maior disso, para orgulho de todos os brasileiros”.
O ministro também destacou a Iniciativa Brasil Fraterno, rede de solidariedade formada entre o Governo Federal e a iniciativa privada para distribuir cestas de alimentos e enfrentar, emergencialmente, a vulnerabilidade nutricional de comunidades atingidas social e economicamente pela pandemia. “É com essas ações, buscando interação com a sociedade civil, a exemplo do Brasil Fraterno, que procuramos, inclusive no Sistema S, parceiros para que cada cidadão exerça a capacidade de solidariedade perante a necessidade do próximo.”
Foto: Júlio Dutra/Min. Cidadania |
Nova secretaria
Na cerimônia desta quarta-feira, foi apresentada a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, vinculada ao Ministério da Saúde, criada para articular estratégias conjuntas com estados e municípios. A chefe da pasta será a médica infectologista Luana Araújo.
O ministro da Saúde comentou a missão da nova secretaria. “O objetivo é centralizar em uma única pasta as ações de enfrentamento da pandemia, desde as questões relativas aos dados epidemiológicos, passando sempre uma mensagem melhor, calcada na base científica. Vamos discutir os rumos da campanha de vacinação, oferecer subsídios técnicos a estados e municípios e guiá-los no encaminhamento das ações que são planejadas no âmbito do Ministério da Saúde”, explicou Queiroga.
Zé Gotinha
O personagem Zé Gotinha, símbolo das campanhas de vacinação no Brasil, participou da cerimônia. O ministro Marcelo Queiroga destacou a presença da “família” inteira: Maria Gotinha (esposa), Gotinha Junior (filho), Dona Gotinha (mãe) e Seu Gotinha (pai).
“O Zé Gotinha traz a sua família com o compromisso de imunizar toda a população brasileira. O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, tem o objetivo de reforçar cada vez mais a campanha contra a pandemia, cuja base principal é a vacinação. E o governo atua integrado, com os ministérios da Saúde, da Cidadania, da Família, das Relações Exteriores, da Infraestrutura e da Economia, para ter mais eficiência nas ações contra essa emergência sanitária internacional”, afirmou Queiroga.
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania