Notícias
PREVENÇÃO ÀS DROGAS
Ministério da Cidadania participa de reuniões com a Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas
O secretário especial do Desenvolvimento Social, Robson Tuma, e o secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro, participaram de uma série de reuniões em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, com representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA). Além de apresentarem as ações do Governo Federal na área de prevenção ao uso de drogas e recuperação de pessoas com dependência química, as autoridades debateram o acordo internacional estabelecido há dois anos com a entidade.
“A cooperação internacional é de extrema importância para promovermos as melhores práticas de cuidados aos dependentes químicos e de prevenção ao uso de drogas no Brasil. Desde 2020 temos um acordo com a Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas (CICAD/OEA), uma entidade parceira nos trabalhos de redução da demanda por drogas lícitas e ilícitas”, destacou o secretário Quirino Cordeiro.
O encontro do último sábado (14.05) contou com a presença da chefe da Unidade de Redução de Demanda da CICAD/OEA, Jimena Kalawski. Já em reunião com o embaixador Adam Namm, secretário executivo da entidade, os representantes brasileiros discutiram as ações conjuntas para a redução da demanda de drogas. Também foram levantadas possibilidades de parcerias em torno do tema com representantes de governos de países da América Latina.
Todos os encontros foram realizados durante o evento da Sociedade Internacional de Profissionais da Prevenção e Tratamento de Uso de Substâncias (ISSUP Global). Na última semana, o Ministério da Cidadania também assinou um Acordo de Cooperação Técnica com a ISSUP Brasil.
CICAD/OEA
Assinado em 2020, o Acordo de Cooperação Internacional com a CICAD/OEA tem o objetivo de estabelecer uma assistência técnica entre as partes para fortalecer as políticas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, tratamento e reinserção social ao dependente químico e seus familiares. A parceria também tem como foco o desenvolvimento de projetos e programas voltados para a prevenção e o tratamento de pessoas com dependência química no Brasil. O plano de trabalho é atualizado anualmente.
A CICAD é o órgão consultivo e assessor da OEA sobre a problemática das drogas no Hemisfério Ocidental. Criada em 1986, a comissão promove a cooperação e a coordenação regional com os estados membros para reduzir a produção, o tráfico e o uso de drogas ilegais.
Assessoria de Comunicação – Ministério da Cidadania