Notícias
INTEGRAÇÃO
Ministério da Cidadania contribui para segunda etapa do programa Em Frente Brasil, em Goiânia
Secretário Quirino Cordeiro Junior representou a pasta em reunião. - Foto: Divulgação
Com redução de 49% na criminalidade depois da implantação da primeira fase do programa “Em Frente Brasil”, que integra ações de segurança pública nas esferas federal, estadual e municipal, Goiânia avança e já planeja ações no contexto de uma segunda etapa do programa. A atuação do Ministério da Cidadania nesse segundo momento foi apresentada pelo secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro Junior, que representou a pasta em uma reunião nesta quarta-feira (22), em Goiás. Goiânia é a única capital do País que integra o programa.
A segunda etapa do “Em Frente Brasil” tem como foco a saúde, a educação, o esporte, a cultura, a habitação e a geração de empregos. De acordo com Cordeiro, o Ministério da Cidadania vai contribuir, por exemplo, com ações de prevenção ao uso de drogas e reinserção social para dependentes químicos. “Nossa atuação tem o intuito de desestimular os jovens a se aproximarem das drogas e também fazer com que dependentes químicos em abstinência tenham melhores oportunidades de trabalho”, comentou.
Para dar diretrizes às ações o governo federal, em parceria com o Instituto Federal de Goiás, realizou o Diagnóstico Socioeconômico do Município de Goiânia. O documento foi disponibilizado para os gestores locais e vai subsidiar o trabalho de oficinas, que irão criar o Plano de Ação Local. As oficinas, com representantes dos governos federal, estadual e municipal, acontecerão entre os dias 12 e 14 de fevereiro.
Além da capital goiana, ainda integram o programa os municípios de Ananindeua (PA), Paulista (PE), Cariacica (ES) e São José dos Pinhais (PR).
Ação integrada
Liderado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o programa “Em Frente Brasil” envolve a Casa Civil, a Secretaria de Governo, a Secretaria-Geral da Presidência da República e os ministérios da Cidadania, da Mulher, Família e Direitos Humanos, da Economia, da Saúde, do Desenvolvimento Regional e da Educação, além dos governos estaduais e municipais, incluindo as respectivas secretarias com simetria aos ministérios envolvidos.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania
Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412
www.gov.br/cidadania/pt-br/imprensa