Notícias
AUXÍLIO EMERGENCIAL
Ministério da Cidadania antecipa pagamento do BPC a atingidos pela chuva no ES
- Foto: Divulgação
Mais de 850 pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) nos municípios de Alfredo Chaves, Iconha, Rio Novo do Sul e Vargem Alta, no estado do Espírito Santo, vão receber a parcela de fevereiro antecipada, no dia 19, quando tem início o cronograma de pagamento. Os quatro municípios foram os primeiros a ter o estado de calamidade pública reconhecido pelo governo federal por conta dos temporais na região sudeste do país.
Além da antecipação do saque, a portaria conjunta dos ministérios da Cidadania e da Economia, publicada nesta quinta-feira (30), no Diário Oficial da União, prevê que os beneficiários possam pedir o adiantamento de uma mensalidade do BPC, ou seja, o valor de um salário mínimo. Neste caso, a parcela extra deve ser ressarcida aos cofres públicos em até 36 parcelas mensais, sem juros. Recebem o BPC idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que possuem renda per capita inferior a R$ 259,75. “É muito importante para que as pessoas possam minimizar as suas dificuldades ou acertar algumas coisas que lhes foram muito caras no momento desse desastre”, afirmou o secretário especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Lelo Coimbra.
Leia também:
Ministério antecipa pagamento do Bolsa Família e BPC para municípios em situação de emergência e calamidade
O Ministério da Cidadania também monitora a situação dos outros estados atingidos pelas chuvas. Nesta quinta-feira (30), o ministro Osmar Terra sobrevoou Minas Gerais com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e outras autoridades para avaliar os estragos. Na ocasião, o governo federal anunciou a liberação de R$ 900 milhões para os estados do Sudeste.
BENEFICIÁRIOS DO BPC POR MUNICÍPIO
Alfredo Chaves: 162
Iconha: 205
Rio Novo do Sul: 208
Vargem Alta: 291
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania
Informações para a imprensa:
(61) 2030-2649
www.gov.br/cidadania/pt-br/imprensa