Notícias
Assistência Social
Ministro discute com secretários municipais melhorias na assistência social de Cabo Frio (RJ)
Foto: Roberta Aline - MDS
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, se reuniu, nesta quarta-feira (10.04), em Brasília, com o secretário de Assistência Social de Cabo Frio (RJ), Diego Abílio Vogas, para conversar sobre o apoio aos serviços de assistência social do município, como a aquisição de veículos do MobSUAS. A reunião também contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Márcio Sampaio.
O secretário de Assistência Social lembrou que Cabo Frio já dispõe de equipe para a oferta itinerante de serviços de assistência social, mas necessita de um ônibus para melhorar os atendimentos. Também presente na reunião, o diretor do Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS, Elias Oliveira, explicou que o município pode investir recursos já disponíveis de repasses oriundos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) para realizar a aquisição.
O ministro Wellington Dias colocou a equipe do MDS à disposição para auxiliar a gestão municipal a formalizar os processos necessários para a compra. “Acertamos aqui as orientações para que Cabo Frio tenha condições de implantar um MobSUAS e a equipe possa atender as pessoas onde elas estão”, disse. “Vamos garantir o atendimento às necessidades do município e melhorar os serviços para a população. Essa brava equipe do SUAS em Cabo Frio realiza um importante trabalho e a gente quer ajudar”, completou.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública de atendimento à população, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social.
No CRAS, é possível:
- Fazer o Cadastro Único;
- Ter orientação sobre os benefícios sociais;
- Ter orientação sobre direitos;
- Pedir apoio para resolver dificuldades de convívio e de cuidados com os filhos;
- Fortalecer a convivência com a família e com a comunidade;
- Ter acesso a serviços, benefícios e projetos de assistência social;
- Ter apoio e orientação sobre o que fazer em casos de violência doméstica;
- Ter orientação sobre outros serviços públicos;
O MobSUAS é uma unidade itinerante, que atende pessoas que residem em locais distantes ou têm dificuldade de locomoção.
Assessoria de Comunicação – MDS