Notícias
VOLTANDO EM PAZ
MDS prioriza inclusão de novo grupo de famílias repatriadas da Faixa de Gaza
Um novo grupo de 47 brasileiros e familiares próximos que vivia na Faixa de Gaza deve chegar ao Brasil nas próximas horas. O governo brasileiro enviou um avião, na madrugada deste sábado (9.12), para trazer as famílias do Egito para o Brasil. O grupo é composto principalmente por mulheres e crianças.
Em parceria com estados, municípios, DF e Organizações da Sociedade Civil, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) atuará com prioridade na inclusão dessas pessoas nos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, e outros benefícios socioassistenciais, estratégia fundamental para a reinclusão social das famílias repatriadas da Faixa de Gaza.
Segundo Niusarete Lima, Coordenadora de Atenção a Refugiados e Migrantes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tanto os repatriados brasileiros quanto seus parentes migrantes podem usufruir de direitos socioassistenciais em condições de igualdade com os demais cidadãos brasileiros.
Isso significa que podem ser atendidos no SUAS, acessando serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social, de acordo com os critérios estabelecidos no âmbito do SUAS.
“Nosso papel é fornecer acolhida e segurança a este grupo, garantindo sua reintegração e bem-estar no Brasil”, explicou Niusarete Lima.
O SUAS também apoia este grupo na reconstrução de vínculos familiares e de redes de apoio e de convívio social, na busca por autonomia e no acesso a direitos.
A operação de repatriação de famílias brasileiras e palestinas, além do MDS, conta com a atuação dos Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministérios das Relações Exteriores, dos Direitos Humanos e Cidadania, da Defesa e da Saúde. As famílias também poderão contar com a rede do Sistema Único de Assistência Social nos seus locais de destino, em especial, para aqueles que necessitarem de apoio em serviços de acolhimento.
Operação Voltando em Paz
O Ministério das Relações Exteriores informou que o grupo está, neste sábado, em deslocamento para o Cairo, Egito. No domingo (10.12), está previsto que as famílias deixem o Egito a bordo de aeronave da Força Aérea Brasileira. Este será o 11º voo da Operação Voltando em Paz. No total, desde 10 de outubro, 1524 brasileiros e familiares próximos foram retirados da região de conflito.
Da lista de 102 brasileiros e familiares próximos apresentada aos governos envolvidos para autorização da saída da Faixa de Gaza, 24 tiveram sua saída negada, incluindo 7 brasileiro-palestinos. Dos 78 previstos na lista autorizada, cruzaram a fronteira de Rafah em direção ao Egito 11 binacionais brasileiro-palestinos e 36 palestinos: 27 menores de idade, 16 mulheres (2 idosas) e 4 homens adultos.
Assessoria de Comunicação - MDS, com informações do Ministério das Relações Exteriores