Notícias
EXPERIÊNCIA
MDS participa de evento internacional sobre o desenvolvimento do capital humano e social
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou da reunião de alto nível sobre o tema: “O Poder dos Enfoques Multissetoriais para o Desenvolvimento do Capital Humano”, realizada nesta terça-feira (29.08), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.
Organizado pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o encontro tem como objetivo a troca de experiências e a abordagem que envolve diversas áreas e visões para conectar educação, segurança alimentar e nutrição, com abordagens complementares sobre alimentação escolar e proteção social.
Queremos não só olhar para a realidade brasileira, mas estarmos integrados com outros países, de todas as regiões do planeta, porque, de verdade, além da preocupação com o clima, com as mudanças climáticas, uma política de paz, a redução da pobreza e o combate à fome são pautas que unificam boa parte das lideranças mundiais"
Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social
O titular do MDS apresentou o trabalho realizado pela pasta desde o início do ano, com ações de combate à fome e à pobreza, qualificação do Cadastro Único e retomada do Programa Bolsa Família, por exemplo. Wellington Dias citou ainda o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), com a volta do Conselho Nacional e da Câmara Interministerial, além da adesão de estados e municípios, e exaltou a importância de iniciativas para promover a segurança alimentar e nutricional, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além de lembrar do lançamento do Plano Brasil Sem Fome, que será na próxima quinta-feira (31.08), em Teresina.
“Tenho certeza de que o presidente Lula se alegra muito com esse momento que estamos otimistas. É um momento desafiador para o Brasil e para o mundo. Queremos não só olhar para a realidade brasileira, mas estarmos integrados com outros países, de todas as regiões do planeta, porque, de verdade, além da preocupação com o clima, com as mudanças climáticas, uma política de paz, a redução da pobreza e o combate à fome são pautas que unificam boa parte das lideranças mundiais”, declarou o ministro Wellington Dias.
Além dele, Camilo Santana, titular do Ministério da Educação, também representou o governo do Brasil e destacou a importância de estar com personalidades de diferentes locais do mundo. “Este encontro nos convida a refletir sobre nossas identidades regionais e culturais que, em suas multiplicidades, nos levam a buscar aquilo que nos une e nos fortalece, como a promoção de desenvolvimento, de qualidade de vida para os cidadãos da nossa região”, disse.
“Aqui estamos para discutir sobre parcerias que queremos estabelecer no âmbito regional, com foco na alimentação e nutrição escolar como alavanca para o desenvolvimento humano”, constatou Camilo Santana, que também mencionou as ações do ministério que lidera.
Até a quinta-feira (31.08), o evento proporcionará espaços para os governos se engajarem nos diálogos políticos multissetoriais, aprimorarem as capacidades técnicas e reiterarem os compromissos políticos e financeiros para melhorar a qualidade e a cobertura dos programas de alimentação escolar. Além disso, o encontro também promoverá o diálogo para determinar como a proteção social pode se relacionar com os resultados de ações para promover a segurança alimentar e nutricional.
PMA
Pela tarde, Wellington Dias ainda teve uma audiência com a diretora executiva adjunta do Programa Mundial de Alimentação (PMA), Valerie Guarnieri, na sede do MDS, para tratar de parcerias para a promoção da segurança alimentar.
“Recebemos o Programa Mundial de Alimentação e temos um compromisso do Brasil com o mundo de trabalhar integrado com o PMA pela causa da garantia de alimentação onde houver pessoas passando fome. Queremos unir esforços para superação e redução da pobreza e da fome no mundo”, declarou o ministro.
“Esta é uma oportunidade maravilhosa de trabalhar com o MDS, que se preocupa com a proteção aos mais vulneráveis. Temos algumas experiências exitosas para compartilhar e acreditamos em um trabalho conjunto e sustentável”, comemorou a representante do PMA.
Assessoria de Comunicação — MDS