Notícias
Inclusão Produtiva
MDS e Sergipe firmam parceria para execução do Programa Acredita e primeiros contratos são assinados
Fotos: Roberta Aline/MDS
A inspiração vem de observar as lutas da mãe, que sozinha criou 14 filhos. Aos 38 anos, Erika Jovelina dos Santos, moradora de Aracaju, também é mãe e batalha para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos seus três filhos. Ela descobriu sua vocação querendo valorizar a autoestima das pessoas e, desde então, foi se qualificando para seguir trabalhando no ramo da beleza, até que surgiu a ideia de abrir o próprio negócio.
A partir do contrato de microcrédito, firmado nesta sexta-feira (16.08), os serviços de Erika ganharão um importante incentivo: o negócio passa a contar com o apoio do Acredita no Primeiro Passo. A assinatura ocorreu durante solenidade que também marcou a adesão de Sergipe ao Programa.
A iniciativa, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), oferece empréstimos a juros baixos e assistência técnica para pessoas inscritas no Cadastro Único que queiram começar ou impulsionar o próprio negócio.
A primeira etapa é focada, de modo muito especial, no público do Bolsa Família e Cadastro Único. A gente apoia quem é pessoa física ou quem já é pessoa jurídica, mas está com a renda baixa e opta em tomar um empréstimo”
Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
“Com esse primeiro investimento, esse primeiro pagamento, eu vou comprar mais materiais para poder arrumar mais o ambiente, para receber bem, dar mais conforto ao cliente”, planeja Erika, que assinou contrato com o Banco do Nordeste (BNB), parceiro do Governo Federal no programa.
Por enquanto, ela atende os clientes em sua casa, localizada em uma comunidade quilombola de Aracaju. “Eu quero ampliar. Pretendo ver mais outro ambiente para poder crescer e ter mais conforto”, complementou Erika, que também garante sua renda com faxinas e sendo cuidadora de idosos, além de ter o complemento mensal do Bolsa Família.
O Acredita no Primeiro Passo, além de ter como público-alvo as pessoas inscritas no Cadastro Único, que conta com o registro de 97 milhões de indivíduos, sendo 72 milhões deles de baixa renda, tem um olhar especial para as mulheres, maioria das beneficiárias do Bolsa Família (58,2%).
“A primeira etapa é focada, de modo muito especial, no público do Bolsa Família e Cadastro Único. A gente apoia quem é pessoa física ou quem já é pessoa jurídica, mas está com a renda baixa e opta em tomar um empréstimo”, explicou Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
O titular do MDS apontou outro diferencial do Programa, que é a constituição de um fundo por parte do Governo Federal, que funciona como garantia contra inadimplência, o que diminui os riscos das transações para os bancos, baixando os juros. “Não tem um avalista ou um bem para dar como garantia? Agora, conta com o fundo garantidor criado pelo Governo Federal”.
Além do MDS e do governo sergipano, assinaram os protocolos de intenções do Programa Acredita no Primeiro Passo o Banco do Estado de Sergipe e a prefeitura de Aracaju. O acordo estabelece cooperação entre as partes para promover a inclusão socioeconômica, por meio de apoio e incentivo ao empreendedorismo.
“O objetivo é exatamente esse: garantir que as pessoas que estão na fome saiam da fome, mas também dar a mão para saírem da pobreza, crescer, ser classe média e, quem sabe, um dia ser médio ou grande empresária e, lá atrás, vinha de uma família pobre. É essa perspectiva que queremos dar ao Brasil”, projetou o ministro Wellington Dias.
Trabalho integrado
As políticas de segurança alimentar foram destacadas pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, que também participou do evento para celebrar a adesão do estado ao programa de microcrédito.
“O país que encontramos, novamente no Mapa da Fome, com o triste dado de 33 milhões de pessoas nessa condição, nós estamos tirando e em muito, graças às políticas do MDS. Em um ano e meio, nós já tiramos 24 milhões da fome e esses são dados da ONU. E vamos atrás de quem ainda falta”, ressaltou Márcio Macêdo.
O evento ainda contou com a adesão do governo de Sergipe ao Programa Fomento Rural, que oferece acompanhamento social e assistência técnica para que as famílias rurais de baixa renda desenvolvam seus projetos produtivos. A iniciativa ainda faz a transferência direta de recursos financeiros não reembolsáveis no valor de R$ 4,6 mil. Serão mil famílias atendidas no estado.
“Avançar nesse tema fundamental da segurança alimentar e nutricional é fruto de um trabalho integrado com os programas sociais”, pontuou Marcio Macedo.
Também representando o MDS, participaram da cerimônia a secretária nacional de Renda de Cidadania, Eliane Aquino, e o secretário de Inclusão Socioeconômica, Luiz Carlos Everton. O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, participaram do ato.
Assessoria de Comunicação - MDS