Notícias
Desenvolvimento Social
MDS e MinC discutem parceria para beneficiar artistas inscritos no CadÚnico
Foto: Roberta Aline / MDS
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias se reuniu, na tarde desta quarta-feira (4.12), com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, para debater uma parceria envolvendo os programas sociais oferecidos pelo MDS e os projetos desenvolvidos na área da cultura.
Durante a reunião, foi apresentada a proposta de identificar artistas como músicos, artesãos, atores ou escritores que estão inscritos no CadÚnico e são beneficiários dos programas oferecidos pelo MDS para direcionar melhor as oportunidades de participação nos programas culturais.
“Nós tratamos de uma pauta de interesse comum. Precisamos alcançar artistas que têm trabalho, mas têm ali uma situação de, muitas vezes, estar em um trabalho temporário, preenchem o requisito do Bolsa Família, mas ainda não foram alcançados pelas políticas sociais”, afirmou Wellington Dias.
Por meio dos dados registrados no CadÚnico, a parceria também pode mapear pessoas que trabalham com iluminação, manutenção de equipamentos, montagem de sons para que possam ser beneficiadas pelos programas oferecidos. Além disso, Wellington Dias levantou a possibilidade de trabalhar junto à educação para “descobrir talentos nas escolas” e identificar, no país, as instituições que já oferecem formações dentro do setor cultural para oferecer qualificação aos artistas.
O ministro destacou que a cooperação entre as pastas também pode abrir portas para o empreendedorismo e “tirar da pobreza por meio de oportunidades geradas dentro do setor cultural”, com uma integração com o Programa Acredita.
Segundo a ministra Margareth Menezes, a parceria pode melhorar o acesso às políticas públicas. “É uma maneira de identificar essas pessoas que são beneficiárias do Bolsa Família, trabalham no meio cultural, artistas, enfim, produtores, para que a gente possa também dar um acesso melhor às políticas do Ministério da Cultura”, disse. “Vamos ter ainda muitos encontros e conversas para refinar isso e, com certeza, dar as mãos para a gente fazer cumprir essa missão que o nosso presidente Lula nos dá, de chegar até quem mais precisa”, completou.
Assessoria de Comunicação – MDS