Notícias
Agricultura familiar
MDS articula ações em benefício da população rural junto à Contag
Foto: Roberta Aline/MDS
Desenvolvimento sustentável e políticas pensadas para agricultores familiares. Esses foram os temas centrais abordados em reunião, realizada nesta sexta-feira (05.05), entre o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag).
Na oportunidade, os membros da Contag apresentaram ao ministro as pautas prioritárias do Grito da Terra Brasil deste ano, que reúne em um documento as principais ações de entidades e organizações que representam os direitos da população rural de baixa renda. A agenda é construída conforme as demandas identificadas por moradores da zona rural de todo o Brasil.
Ao lado das secretárias do MDS Lilian Rahal e Laís Abramo, titulares das pastas de Segurança Alimentar e Nutricional e de Cuidados e Família, respectivamente, o ministro Wellington Dias explicou como se dá a execução das políticas sociais compreendidas pelo MDS, que transitam desde temas como tecnologias de fornecimento de água, produção e distribuição de alimentos, até cuidados com a juventude e transferência de renda, entre outros, que têm o Cadastro Único como ponto de partida.
A fim de qualificar as políticas voltadas à população rural, o ministro propôs à Contag uma parceria no mapeamento de famílias de baixa renda que vivem no campo e dependem das pequenas produções para sustento. Wellington Dias questionou ainda quais são as maiores reivindicações das famílias, além de abordar temas relacionados à inclusão socioeconômica por meio de políticas específicas voltadas a esse público.
“Foi um encontro muito importante, no qual pudemos trabalhar várias temáticas envolvendo a população que vive no campo, principalmente quem está na pobreza. Queremos contribuir com as diversas políticas que trabalhamos no MDS e promovê-las dentro de uma agenda sustentável”, declarou o ministro.
Para o presidente da confederação, Aristides dos Santos, a audiência com o ministro e as secretárias do MDS foi fundamental para traçar um plano de trabalho em benefício das famílias de pequenos agricultores. “Buscamos integrar as políticas públicas para melhorar a qualidade de vida dessa população. Queremos garantir que essas pessoas não passem fome, sem esquecer a sustentabilidade”, afirmou Santos.
Pela Contag, também participaram da reunião as secretárias de Política Agrícola, Vania Pinto, de Meio Ambiente, Sandra Bonetti, de Mulheres, Maria José Costa, o secretário de Política Agrária, Alair dos Santos, e o assessor Décio Sieb, entre outros representantes.
Assessoria de Comunicação - MDS