Notícias
Cooperação
MDS alinha parcerias com a Agência Francesa de Desenvolvimento
Fotos: Gabriel Abreu/ MDS
Para tratar de desenvolvimento econômico sustentável, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, recebeu nesta quarta-feira (01.03) a diretora regional da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) no Brasil e Cone Sul, Laetitia Dufay.
As parcerias em diversas áreas entre os dois países foram destacadas por Wellington Dias. “A França tem uma relação intensa com o Brasil. Na pauta mundial, com relação à área ambiental, ao modelo de desenvolvimento sustentável e ao combate à fome, no estreitamento de uma relação maior do Brasil com o mundo e na busca da paz entre as nações”, enumerou o ministro.
Wellington Dias revelou que Brasil e França podem alinhar ações na área de saneamento: “Neste encontro, abrimos o diálogo para parcerias na área relacionada a uma carteira de projetos que a AFD tem em vários estados brasileiros, focados em saneamento e desenvolvimento de infraestrutura”.
“Também colocamos o MDS aberto à parceria com a França através da AFD e de outros fundos, com foco no social, no ambiental e no econômico. Nosso objetivo é alcançar pessoas que hoje estão no Cadastro Único, pela situação de pobreza, e, ao mesmo tempo, contribuir não só com a geração de renda, mas também com a área ambiental”, argumentou o ministro.
A diretora regional da AFD reforçou a viabilidade das parcerias. “Foi uma honra encontrar o ministro para falar de projetos que podemos desenvolver. Temos prioridades comuns sobre desenvolvimento social, ambiental e econômico. A abordagem do ministro inclui todos os temas econômicos, sociais e ambientais. Ficamos totalmente à disposição para trabalhar em cooperação”, afirmou Laetitia Dufay.
No Brasil há 15 anos, a AFD financia e acompanha iniciativas que priorizam justiça e sustentabilidade, considerando clima, biodiversidade, paz, educação, urbanismo, saúde e governança. Presente em 115 países, a agência atua para o comprometimento da França e dos franceses em prol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Assessoria de Comunicação – MDS