Notícias
TRANSFERÊNCIA DE RENDA
Jornada Auxílio Brasil chega ao Rio Grande do Sul e reúne gestores de 47 municípios
O Ministério da Cidadania levou ao Rio Grande do Sul duas edições da Jornada Auxílio Brasil. Na segunda-feira (4.04), o encontro reuniu 21 gestores locais, no município de Cerro Largo (RS). No dia seguinte, os servidores seguiram à Santa Rosa (RS), onde foi realizada a quarta edição da Jornada, que contou com 26 municípios participantes. O objetivo dos encontros é sanar dúvidas e aproximar a dinâmica do Auxílio Brasil da população.
Em março, o Governo Federal investiu R$ 7,39 bilhões no Auxílio Brasil para o benefício de 18 milhões de famílias. Na região Sul, foram R$ 485,2 milhões destinados a 1,2 milhão de famílias. O número representa um aumento superior a 300 mil famílias incluídas no programa em comparação ao mês anterior.
“Nós sabemos da importância do trabalho dos profissionais da ponta para colocar o Auxílio Brasil para funcionar e dar assistência às famílias que precisam. Pois ele é um programa robusto que traz a perspectiva de autonomia para o cidadão”, afirmou a secretária nacional de Atenção à Primeira Infância (SNAPI), Luciana Siqueira, que discursou nos encontros.
Após as apresentações, os participantes puderam fazer perguntas sobre o novo programa permanente de transferência de renda do Governo Federal. Em Cerro Largo, o evento da Jornada foi realizado na sede da Associação dos Municípios das Missões (AMM).
O prefeito de Santo Ângelo e presidente da AMM, Jacques Gonçalves Barbosa, falou sobre a importância do evento. “Essa é uma oportunidade única para tirar dívidas sobre o Auxílio Brasil e outros programas do Governo Federal que estão em execução nos nossos municípios da região das Missões”, disse.
Santa Rosa
Na terça-feira (05.04), o município gaúcho de Santa Rosa sediou nova edição da Jornada, com a presença de 26 gestores municipais. O diretor de gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Miguel Oliveira, ressaltou o intuito dos eventos. “A Jornada Auxílio Brasil possibilita o diálogo. Por meio dela podemos trazer informações sobre o Auxílio Brasil e também fomentar o diálogo permanente”, pontuou.
O prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, destacou a relevância do programa para a emancipação do cidadão. “Santa Rosa e região estão ávidos por conhecimento, para que possamos acessar os programas, avançar na assistência social e naquilo que precisamos fazer pela nossa gente. Para nós, trabalho é dignidade. Defendemos a oportunidade para toda pessoa que deseja levar dignidade para sua família”, concluiu.
Os dois eventos da Jornada contaram com a mesma equipe de profissionais, composta pelo diretor da Secretaria Nacional do Cadastro Único (SECAD), Liomar Lima, pelo coordenador-geral de Apoio à Gestão Descentralizada da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC), Robson Nascimento, pelo coordenador de Gestão do Trabalho e Educação Permanente da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), Becchara Rodrigues, pelo diretor de Fomento à Inclusão Social e Produtiva Rural (SEISP), Felipe Botelho, entre outros servidores.
A Jornada já passou pelas cidades de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, e em Feira de Santana, na Bahia.
Assessoria de Comunicação – Ministério da Cidadania