Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
Inclusão Social
Marcilion Araújo, 43 anos, transformou sua luta contra as drogas em um caminho de esperança para outras pessoas. Após anos de batalhas contra a dependência, ele encontrou na profissão de barbeiro uma nova razão para viver. Hoje, além de cortar cabelos, Marcilion é professor de barbearia no Instituto Vida Videira, em Fortaleza, onde compartilha seu conhecimento para ajudar pessoas inscritas no Cadastro Único. “A profissão pode romper barreiras, trazer esperança e um futuro maravilhoso para essas pessoas”, afirmou.
Durante 10 meses, os participantes foram divididos em turmas de duas modalidades cada, aprendendo habilidades que já estão gerando resultados. “Temos alunos que concluíram o curso e já estão trabalhando como barbeiros. É o início, mas vejo que há muito a fazer na comunidade”, destacou Marcilion, que participou do projeto desde o início.
Na visita ao Instituto Vida Videira, o ministro Wellington Dias reforçou o compromisso do Governo Federal com iniciativas que garantem renda, emprego e dignidade para populações vulneráveis. “O foco principal aqui é a capacitação, parte integrante do programa Acredita no Primeiro Passo. O objetivo é qualificar pessoas inscritas no Cadastro Único para o emprego e o empreendedorismo”, explicou o ministro.
A profissão pode romper barreiras, trazer esperança e um futuro maravilhoso para essas pessoas”
Marcilion Araújo, professor de barbearia no Instituto Vida Videira
O Pastor Costa Neto, da Comunidade Cristã Videira, reforçou a importância do trabalho voltado para o público do CadÚnico. “A história de Marcilion é de superação. Ele é barbeiro e inclusive é o meu barbeiro. Projetos como esse mostram que, com qualificação e apoio, é possível transformar vidas e comunidades”, afirmou Costa Neto.
Fundado em 2005, o Instituto Vida Videira tem como missão promover o desenvolvimento social e humano na região de Fortaleza. Além dos cursos profissionalizantes em áreas como informática, gastronomia, estética, marketing e empreendedorismo, a entidade oferece atividades culturais e esportivas para crianças, adolescentes e adultos, incluindo aulas de dança, música e artes marciais.
Apoio
A parceria com o MDS, formalizada por meio de um Termo de Fomento no valor de R$ 735 mil, tem vigência de 12 meses e visa capacitar 330 pessoas em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único. Entre outubro de 2024 e julho de 2025, serão oferecidos também cursos com carga horária de 120 horas nas áreas de empreendedorismo (90 participantes, 3 turmas), Instagram para Pequenos Negócios (90 participantes, 3 turmas), Desenvolvimento de Sites e Programação (90 participantes, 3 turmas) e Comunicação e Relacionamento com Cliente (60 participantes, 2 turmas).
Para o secretário Nacional de Inclusão Socioeconômica do MDS, Luiz Carlos Everton, a expertise do Instituto Vida Videira, ligado à Igreja Comunidade Videira, é fundamental para o sucesso do projeto. “O trabalho voluntário dos membros da igreja e as atividades com crianças e adolescentes, incluindo filhos de pessoas presas, demonstram o compromisso com a comunidade local”, disse. “Acreditamos que a capacitação e qualificação profissional são essenciais para gerar oportunidades e transformar vidas”, completou.
Também participaram da visita ao Instituto a senadora Augusta Brito (PT-CE), a primeira-dama do Ceará e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, a primeira-dama municipal de Fortaleza, Cristiane Leitão, e a secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal.
Assessoria de Comunicação - MDS