Notícias
Debate
Inovação e futuro pautam reunião de Conselho Nacional de Assistência Social
Foto: MDS / Divulgação
Inovações e desafios foram os eixos condutores da reunião do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), realizada no Rio de Janeiro (RJ) entre 16 e 18 de abril. Descentralizado e ampliado, o encontro reuniu 500 conselheiros da Assistência Social de todo o Brasil para refletir sobre o tema "SUAS em Debate: Agendas do Presente e do Futuro". O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) foi representado pelo secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão.
Segundo Quintão, a reunião reforça o exercício da cidadania pelos conselheiros, que se dedicam a acompanhar e debater a evolução da assistência social. "Estamos focados em temas como a proteção social básica e especial, o fortalecimento do CadÚnico e o combate à fome e à pobreza," afirmou. Para a presidente do CNAS, Margareth Dallaruverra, a valorização dos trabalhadores do setor é o principal benefício da reunião. "Assim, garantimos um atendimento de qualidade e um Sistema Único de Assistência Social (SUAS) cada vez mais humanizado," comentou Margareth.
A participação da sociedade civil também ganhou destaque na programação. Cada um dos três eixos - Usuários e Organizações de Usuários; Entidades de Assistência Social; e Trabalhadores do Setor - possui quatro vagas, cada, no Conselho. Ismael Ultino Tavalone foi o escolhido para falar em nome dos usuários e pessoas com deficiências intelectuais. "Estou aqui para avançar os interesses dos usuários do SUAS, mostrando que todos têm potencial para contribuir," declarou Tavalone. Já Aparecida Godoi, falando pelos trabalhadores, lembrou dos desafios enfrentados durante a pandemia e a importância da resistência civil. "Agradeço a todos que, apesar das adversidades, se uniram para manter o Conselho ativo e resistente," disse.
Também estiveram presentes o vice-Presidente do CNAS, Edgilson Tavares, o subsecretário de Gestão do SUAS da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Felippe Rodrigues de Souza, além de representantes do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas), do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e gestores de estados e municípios brasileiros.
Assessoria de Comunicação - MDS