Notícias
Combate à Fome
Governo Federal trabalha para integrar produção com áreas em insegurança alimentar
Fotos: André Oliveira / MDS
Após as primeiras articulações, o trabalho para integrar políticas públicas de desenvolvimento social junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária foi aprofundado nesta segunda-feira (30.01). O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, se reuniu com o secretário executivo do MAPA, Irajá Rezende, para tratar de novos projetos envolvendo as duas pastas.
Dentre eles, um sistema para identificar regiões produtoras de alimentos e locais com insegurança alimentar, já com um projeto piloto em estudo. Outra iniciativa conjunta vai levar conectividade às regiões rurais do país.
“Já está em andamento com o MAPA, o AgroNordeste. Um projeto focado, com o Banco Mundial, nesta região, mas para todo o Brasil também, em um sistema que reúne importantes dados, que permite integrar o Cadastro Único, a gente saber onde é que estamos produzindo e onde é que estamos precisando resolver o problema de segurança alimentar e nutricional”, explicou Wellington Dias.
O secretário executivo do Ministério da Agricultura reforçou a importância da integração entre as áreas para o Brasil sair do mapa da fome. “Nós estamos buscando junto ao Ministério do Desenvolvimento Social uma parceria para garantir segurança alimentar e também para termos um acelerador social para desenvolver as áreas mais carentes do nosso país”, pontuou Irajá Rezende.
No último dia 18, o ministro Wellington Dias se reuniu com o chefe do Ministério da Agricultura, Carlos Fávaro, para dar início ao alinhamento de estratégias, aprofundadas no encontro de hoje. “A gente tem agora um caminho, onde já nesta reunião de trabalho aponta a condição de alcançarmos bons projetos”, comemorou.
O objetivo é alinhar para o Plano Safra de 2023 uma integração do mapa do Cadastro Único e da produção brasileira. O Plano Safra destina anualmente recursos para apoiar a produção agropecuária nacional. O setor recebe investimentos para programas de modernização, inovação e sustentabilidade, priorizando os pequenos e médios produtores rurais.
Assessoria de Comunicação - MDS