Notícias
Notícias
Governo federal inaugura Estação Cidadania em Canoas
Canoas - O ministro da Cidadania, Osmar Terra, inaugurou nesta segunda-feira (24) a Estação Cidadania de Canoas, localizada na região metropolitana de Porto Alegre (RS). Com um modelo diferenciado, a estrutura vai comportar a prática de, pelo menos, quatro esportes olímpicos: ginásticas artística e rítmica, atletismo e judô. Também está previsto um espaço para musculação e balé - atividade para trabalhar a postura, o equilíbrio e a flexibilidade dos atletas.
Osmar Terra destacou que a Estação Cidadania, por meio do esporte, contribuirá para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. “Vamos atrair a juventude, treinar atletas, descobrir talentos e usar a prática esportiva para a prevenção da violência. ”
De acordo com o gestor da Estação Cidadania de Canoas, Paulo Henrique Fraga Lopes, a iniciativa promoverá a inclusão de atletas de práticas individuais. “Trabalhamos há bastante tempo com esportes coletivos, mas, agora, poderemos agregar um público diferente”, salientou. “Ao oferecer atividades diferenciadas no esporte, a Estação Cidadania deve colaborar para construir o futuro dos jovens”, avaliou o professor de ginástica artística José Luiz Pereira Luz.
Para o estudante Samuel Faria, de 14 anos, será uma oportunidade de treinar o seu esporte favorito: o judô. Quem também fica feliz com a inauguração da Estação Cidadania é a mãe do adolescente, a dona de casa Angela Andreia Faria. “É o sonho de muita mãe, porque as crianças vêm para cá e praticam esporte, e toda atividade é importante”, defendeu.
Saiba mais
A Estação Cidadania é um espaço criado pelo Ministério da Cidadania para o desenvolvimento de programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação profissional, serviços socioassistenciais e políticas de prevenção à violência. A unidade de Canoas conta com ginásio poliesportivo (arquibancada para até 181 lugares), área de apoio (administração, sala de professores, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público) e estruturas de atletismo. O investimento foi de R$ 3,8 milhões.
* Por Renata Garcia
Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
Central de Relacionamento - 121
Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa