Notícias
Cuidados e prevenção às drogas
Governo Federal dissemina ações de prevenção e combate às drogas em Natal e Campinas
Eventos com representantes do Governo Federal realizados em Natal (RN) e Campinas (SP). Fotos: Divulgação
O Governo Federal deu sequência, ao longo da semana, à política de parcerias estaduais e municipais para disseminar as ações federais preventivas e de combate às drogas, com base na Nova Política Nacional sobre Drogas. Na última segunda-feira, 29/11, uma equipe do Ministério da Cidadania esteve no Fórum Permanente de Mobilização contra as Drogas.
O Fórum faz parte da estratégia do Ministerio da Cidadania de levar as ações de enfrentamento às drogas para estados e municípios. Além disso, tem o objetivo de mobilizar atores que atuam na repressão ao narcotráfico, na prevenção às drogas e na recuperação de dependentes químicos"
Quirino Cordeiro, secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania
Em sua quarta edição, o evento foi realizado pela primeira vez no Nordeste, em Natal, no Rio Grande do Norte. Dentro da perspectiva de unir os elos que atuam na rede de proteção a dependentes químicos, o fórum reuniu representantes do Conselho Regional de Medicina, da Associação Norte-Riograndense de Psiquiatria, da Comissão de Saúde da OAB local, além de representantes da prefeitura e do governo e de parlamentares.
Durante os debates, os representantes da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania apresentaram prioridades da pasta e foi anunciado um investimento de R$ 1,5 milhão em emendas parlamentares para aplicação na política de drogas no Estado.
A Nova Política Nacional sobre Drogas aposta na interligação da rede de assistência, que envolve Unidades Básicas de Saúde, ambulatórios, CAPS, comunidades terapêuticas, hospitais gerais, hospitais psiquiátricos, clínicas especializadas, casas de apoio e grupos de mútua ajuda, entre outros. A legislação estabelece um regramento que diferencia usuários e traficantes. Prevê ações de endurecimento contra o narcotráfico. Tem foco na abstinência, posição contrária à legalização e ações voltadas tanto para o tratamento do dependente quanto da família.
“O Fórum faz parte da estratégia do Ministerio da Cidadania de levar as ações de enfrentamento às drogas para estados e municípios. Além disso, tem o objetivo de mobilizar atores que atuam na repressão ao narcotráfico, na prevenção às drogas e na recuperação de dependentes químicos para que os resultados das ações sejam cada vez mais exitosas”, afirmou o secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania (Senapred), Quirino Cordeiro. O evento contou ainda com a participação do ministro das Comunicações, Fábio Faria.
Qualificação
Já na terça-feira, 30/11, representantes do Governo Federal estiveram no lançamento do projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas no Município de Campinas. O objetivo é capacitar cerca de 800 servidores públicos municipais para ações de prevenção às drogas baseadas em evidências científicas.
O projeto será executado pelo braço nacional do International Society of Substance Use Professionals (ISSUP). O Ministério da Cidadania, por meio da Senapred, tem acordo de cooperação técnica com o ISSUP e vai colaborar com parte do financiamento, também por meio de emendas parlamentares.
“A ideia é realizar o treinamento de servidores públicos das áreas da saúde, assistência social, saúde, segurança pública e gestão de pessoas, com o objetivo de instrumentalizá-los com técnicas para o trabalho de prevenção às drogas”, explicou Quirino. Além do secretário, estiveram presentes o prefeito do município, Dário Saadi, secretários municipais e cerca de 600 servidores do grupo que receberá a qualificação.
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania