Notícias
Podcast
Fala MDS: Programa Cisternas promove segurança alimentar na Amazônia
As mudanças climáticas afetam todo o mundo e na Amazônia não é diferente. A seca severa tem atingido a população da região. Em 2023, foi a pior já registrada e, este ano, as previsões são tão ou mais preocupantes.
Para mitigar o desabastecimento de água, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) levou o Programa Cisternas e iniciativas de fomento rural para garantir a segurança alimentar das famílias em vulnerabilidade.
No Fala MDS desta semana, a gerente de Projeto da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do MDS, Márcia Muchagata, detalhou as iniciativas do ministério, como os programas Cisternas, de Aquisição de Alimentos, a doação de cestas de alimentos e a Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades – Alimenta Cidades, que beneficiam as comunidades da Amazônia.
“Na Amazônia nem sempre as comunidades tradicionais, os ribeirinhos, têm acesso a água limpa. Algumas vezes essa água é contaminada por dejetos, que a própria população lança no rio, por poluição e também por mercúrio”, esclareceu a gestora.
Ao analisar o contexto das mudanças climáticas, com ajuda da sociedade civil, o Governo Federal está elaborando o Plano Clima, que guiará a política no setor até 2035 no Brasil.
“O Plano Clima que está sendo elaborado, tem como foco a justiça climática, ou seja, fazer adaptação das políticas, principalmente para a população mais pobre, justamente a população do Cadastro Único e todas as populações vulneráveis”, destacou Márcia Muchagata.
O Fala MDS tem episódios semanais, publicados às sextas-feiras, e está disponível nas plataformas Spotify, Amazon, Deezer, Apple Podcasts e SoundCloud. O podcast também é distribuído às rádios de todo o país que queiram veiculá-lo.
Assessoria de Comunicação – MDS