Notícias
Exército lança editais para compra de mais de R$ 2,2 milhões em produtos da agricultura familiar
Brasília - O Exército Brasileiro está com quatro chamadas públicas abertas para a compra de alimentos da agricultura familiar. O Comando Militar de Várzea, em Pernambuco, o Hospital de Guarnição de Natal, no Rio Grande do Norte e batalhões em Itajubá, Minas Gerais, e Porto Velho, Rondônia irão investir mais de dois milhões e duzentos mil reais na aquisição de produtos alimentares. A lista inclui frutas, verduras, carne, mel e ovos.
Em Natal, o prazo para envio das propostas termina no dia 19 de setembro. Em Minas Gerais, no dia 20, e em Pernambuco e Rondônia, no dia 24 de setembro. As compras serão realizadas por meio da modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pelo Ministério da Cidadania.
O diretor do Departamento de Compras Públicas para Inclusão Social e Produtiva Rural do Ministério da Cidadania, Iberê Mesquita, falou sobre a parceria estabelecida com as Forças Armadas para alavancar as compras institucionais. “O Exército tem dado um exemplo de instituição pública que está comprando da agricultura familiar. Ele é um grande parceiro, tem fomentado a economia em todo o País e isso, para nós, é importantíssimo”, afirmou.
Com o PAA, os pequenos produtores podem acessar novos mercados. O que fortalece a economia local, gera renda e incentiva o trabalho no campo. “Por meio da Modalidade Compra Institucional, cada agricultor pode vender até R$ 20 mil ao ano por órgão comprador. Por isso, os quatro editais podem beneficiar mais de 100 produtores”, ressalta o diretor Iberê Mesquita. “
Saiba Mais
Por lei, ao menos 30% dos artigos obtidos para alimentação nas instituições públicas federais devem vir da agricultura familiar. Cooperativas ou associações podem vender até seis milhões de reais por ano, por órgão comprador.
Os detalhes dos editais estão disponíveis na internet pelo portal
comprasagriculturafamiliar.gov.br
. E por meio da ferramenta, também é possível acessar e acompanhar os editais em andamento em todo o País.
Por Diego Queijo
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania
Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412
(61) 2030-2649