Notícias
Segurança alimentar
Em Roma, merendeiras são protagonistas de obra que destaca as melhores práticas alimentares na escola
As receitas das merendeiras que integram o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do governo brasileiro, saíram da televisão para as livrarias. Neste domingo (22.10), a Embaixada do Brasil em Roma foi palco do lançamento da publicação que reúne as melhores práticas de alimentação escolar.
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou da atividade. Ele está representando o Brasil na 51ª sessão plenária do Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CSA), que prossegue até a próxima sexta-feira (27.10).
Dentro do Plano Brasil Sem Fome, o governo brasileiro investe na melhor alimentação dos alunos, além de fomentar a agricultura familiar e garantir a compra dessas pequenas produções, como já acontece no Programa de Aquisição de Alimentos"
Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social
No evento de lançamento do livro “Brasil da Alimentação Escolar: um giro pelas melhores receitas", o ministro lembrou a escassez de merendas na escola que frequentava, na infância, e ressaltou o quanto o Brasil está avançando na promoção de políticas de segurança alimentar.
“Dentro do Plano Brasil Sem Fome, o governo brasileiro investe na melhor alimentação dos alunos, além de fomentar a agricultura familiar e garantir a compra dessas pequenas produções, como já acontece no Programa de Aquisição de Alimentos, que recebeu mais investimentos para execução. Vamos trabalhar, cada vez mais, para acabar com a pobreza e a desnutrição”, declarou Wellington Dias.
O Plano Brasil Sem Fome é a resposta do Governo Federal para tirar novamente o Brasil do mapa da fome – categoria para a qual voltou em 2022. A iniciativa consiste em unir esforços: são mais de 80 ações e programas, com mais de cem metas propostas pelos 24 ministérios componentes da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). A finalidade é disponibilizar acesso à renda e reduzir a pobreza, além de promover alimentação adequada e saudável, desde a produção até o consumo.
Alimentação escolar
O livro com as melhores receitas das merendeiras foi produzido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pela Agência Brasileira de Cooperação, no âmbito da parceria entre o Brasil e o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.
“São mulheres que representam o país, com seus sotaques, culturas, temperos, lutas e histórias. Trabalhadoras que não levam apenas comida para o prato dos estudantes, mas sonho, afeto, garra e coragem. Não há outro caminho de mudança que não seja por meio da educação”, pontuou a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba.
“Brasil da Alimentação Escolar: um giro pelas melhores receitas" traz uma retrospectiva do programa de televisão Merendeiras do Brasil, bem como as melhores receitas das merendeiras e nutricionistas que atuam junto ao PNAE, coordenado pelo Ministério da Educação.
No evento de lançamento da publicação, em Roma, as três vencedoras da última edição do programa – Elisa Cristina, Maria de Lourdes e Rosani dos Santos – foram homenageadas. O reality show Merendeiras do Brasil reuniu 15 merendeiras de todo o país, sendo três de cada região, selecionadas a partir de critérios técnicos de execução do PNAE.
Plenária do CSA
O Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CSA), criado em 1974, é uma plataforma intergovernamental coordenada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês) e apoiada pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola e pelo Programa Alimentar Mundial.
Realizada anualmente na sede da FAO, na capital italiana, a plenária reúne autoridades e especialistas de diferentes partes do mundo. Por meio de diálogos e trocas de experiências, objetiva contribuir para a elaboração de políticas de combate à crise alimentar, de redução das desigualdades e de proteção social.
Nesta segunda-feira (23.10), o ministro Wellington Dias participa, às 10h (horário de Roma, cinco horas à frente do fuso de Brasília), da plenária do CSA como porta-voz das ações, propostas e reivindicações do Brasil no âmbito das políticas de segurança alimentar. Na terça-feira (24.10), às 13h30, o ministro discursa no evento “Lições do Brasil – Recuperando-se dos reveses no combate à fome e à desnutrição e os desafios no caminho a seguir”.
Assessoria de Comunicação - MDS