Notícias
Infraestrutura esportiva
Em Petrolina (PE), ministro da Cidadania assina primeiro Termo de Intenção do projeto Brasil em Campo no Nordeste
O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, assinou em Petrolina (PE), nesta sexta-feira (11.12), o Termo de Intenção para a construção do maior complexo esportivo da cidade. O município será o primeiro do Nordeste a receber o projeto Brasil em Campo, espaço que conta com equipamentos esportivos e paradesportivos com o objetivo de democratizar o livre acesso a estruturas esportivas de qualidade para a população. A construção da estrutura será feita com recursos de emendas parlamentares e será de responsabilidade do Ministério da Cidadania.
É um projeto novo do Governo Federal. Uma arena poliesportiva com várias modalidades. Trata-se de uma parceria entre Governo Federal e prefeituras, com gestão privada. E o que é importante ressaltar é o imediatismo: em 100 dias a partir da obra iniciada, ele estará concluído”
Onyx Lorenzoni, ministro da Cidadania
“É um projeto novo do Governo Federal. Uma arena poliesportiva com várias modalidades. Trata-se de uma parceria entre Governo Federal e prefeituras, com gestão privada. E o que é importante ressaltar é o imediatismo: em 100 dias a partir da obra iniciada, ele estará concluído”, destacou o ministro Onyx Lorenzoni.
A área destinada ao Brasil em Campo tem 24 mil metros quadrados e já está sendo preparada para receber as estruturas. Cerca de 120 mil pessoas vão se beneficiar com o complexo. O projeto pretende promover cidadania através da democratização do esporte, e dar oportunidade ao surgimento de novos talentos, além de geração de renda e empregos para a população. Depois de pronto, a iniciativa privada poderá utilizar o espaço para eventos, comércio e alimentação.
“O Brasil em Campo vai permitir que escolas do município possam levar os alunos a esse espaço e poder fazer a prática esportiva que é necessária, além de servir para bairros de Petrolina para estimular o surgimento de novos atletas e unir as pessoas”, afirmou o ministro.
Lorenzoni também destacou uma das premissas do projeto, que é mudar a vida das pessoas. “Estou honrado de estar em Petrolina para iniciar esse belíssimo caminho que o Brasil em Campo vai desenvolver. E dizer que esta aliança construída entre nós tem um único objetivo: servir aos petrolinenses, aos pernambucanos e, por fim, ao Brasil”.
Na cerimônia, o ministro anunciou ainda a liberação de verba do governo federal de R$ 1,9 milhão na próxima semana para a finalização do programa de readequação e implementação de quadras poliesportivas no município. Ao todo, 27 quadras poliesportivas serão entregues. “É um trabalho gigante, começou em 2017, e agora no início do próximo ano a gente já pode ter tudo construído. Um presente de Natal que viemos anunciar para Petrolina”.
Brasil em Campo
Lançado oficialmente em novembro de 2020 pelo Ministério da Cidadania, o Brasil em Campo é uma iniciativa inovadora. O projeto é constituído por ações federais, municipais e da iniciativa privada, unindo infraestrutura esportiva 100% acessível, sustentável e de livre acesso para as práticas esportivas.
Os municípios interessados devem fornecer os terrenos de 24 mil metros quadrados já terraplanados, cercados e iluminados. A construção da estrutura será feita com recursos de emendas parlamentares e será de responsabilidade do Ministério da Cidadania.
Depois de pronto, o projeto fica a cargo das gestões locais e de empresas interessadas em explorar o espaço, que será compartilhado com turnos escolares de segunda a sábado. Dessa forma, os espaços das unidades vão potencializar o programa com captação de novas fontes de receita pelo setor privado, geração de novos empregos e renda, além da promoção da cidadania, pela prática desportiva.
O contrato, a princípio, será de cinco anos. Ao fim, o Governo Federal fará a inspeção e análise. Se a estrutura estiver em perfeito estado de conservação, a União transfere todo o equipamento e gestão para o município.
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania