Notícias
Debate
Encontro Nacional de Vigilância Socioassistencial reúne, em Natal, especialistas para debater o SUAS
Foto: Canindé Soares/Ministério do Turismo
O Encontro Nacional de Vigilância Socioassistencial reúne, em Natal, entre 30 e 31 de outubro, especialistas e técnicos estaduais e da União para discutir conceitos, práticas e experiências de Vigilância Socioassistencial, além do uso de indicadores no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento é promovido pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS/RN), e com o apoio do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Assistência Social (FONSEAS).
O secretário nacional de Assistência Social (SNAS), André Quintão, destaca que a realização do evento permitiu que indicadores e ferramentas fossem aperfeiçoados para monitorar a realização das políticas públicas. “Ao longo dos anos, este evento possibilitou a criação de instrumentos como o Censo SUAS (2007), o Registro Mensal de Atendimentos (2011) e os indicadores de monitoramento IDCRAS, IDCREAS e IDConselho, além do Prontuário SUAS (2017)”, exemplifica.
A diretora do Departamento de Gestão do SUAS, Clara de Sá, explica o quanto o evento será relevante depois de um longo período de espera. “Após um intervalo de seis anos, o retorno do encontro marca um momento crucial para a Política Nacional de Assistência Social, especialmente diante da crescente necessidade de orientar a gestão pública por resultados e criar indicadores eficazes”, comemora.
O evento conta com o apoio do governo do Rio Grande do Norte, e será uma oportunidade para discutir ferramentas de diagnóstico, como o Cadastro Único, e a produção de informações estratégicas para a gestão da política de assistência social. Outros temas incluirão o monitoramento de situações de vulnerabilidade e risco social, o impacto das mudanças climáticas nas populações mais vulneráveis, e a avaliação de resultados no campo da proteção social. Também serão apresentadas experiências estaduais de implantação de Vigilância Socioassistencial e debatidas as perspectivas futuras para o uso de dados e indicadores no fortalecimento da gestão do SUAS.
Assessoria de Comunicação - MDS