Notícias
Pactuação
Em encontro com lideranças municipais de Santa Catarina, Wellington Dias destaca investimentos de R$ 11,4 bilhões em programas sociais no estado
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou nesta terça-feira (16.04) do 2º Encontro de Lideranças Municipalistas Catarinenses. O evento em Brasília, promovido pelo deputado federal Pedro Uczai vai até quarta-feira (17) e reúne mais de 200 lideranças de 80 municípios do estado para debater políticas públicas e apresentar os programas e ações do Governo Federal para Santa Catarina.
Durante o encontro, o ministro Wellington Dias apresentou as ações, programas e o trabalho desenvolvido pelo MDS. Ele destacou os investimentos em programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Auxílio Gás, que somam R$ 11,4 bilhões para Santa Catarina em 2024.
"Este dinheiro que estará circulando na economia de Santa Catarina, desde janeiro até dezembro, é aquilo que a gente chama de proteção social", afirmou Wellington Dias. "Parabéns pela iniciativa de vocês, ela é inovadora, desde o ano passado, no primeiro encontro. Agora, já é o segundo, fico muito feliz com essa articulação entre os níveis de governo, isso é essencial para um melhor resultado", completou o titular do MDS.
O deputado federal Pedro Uczai ressaltou a importância da articulação entre os diferentes níveis de governo para garantir a efetividade das políticas públicas. "Foi importante receber o ministro Wellington Dias aqui para ele falar sobre as ações do governo do presidente Lula voltadas para o povo mais pobre do nosso país. E é nos municípios que as demandas acontecem e é lá que temos que direcionar nosso olhar", disse.
Para o secretário nacional de Assistência Social do MDS, André Quintão, o município é peça-chave para que a educação, a saúde e a assistência social funcionem melhor. "Fizemos uma reorganização do Fundo Nacional de Assistência Social e nossa equipe está percorrendo o Brasil para orientar os gestores municipais. Para aqueles municípios que possuem recursos parados, que não estão sendo utilizados, colocamos técnicos à disposição para auxiliar no entendimento e na utilização dos recursos da assistência social", explicou.
O Encontro de Lideranças Municipalistas Catarinenses em Brasília contou também com a participação da secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal; da secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS, Eliane Aquino; da secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, Valéria Burity; e do secretário nacional substituto de Inclusão Socioeconômica do MDS, Alison Ramon Santos.
O evento reúne prefeitos, vereadores, secretários municipais e outras lideranças políticas para debater temas relevantes para os municípios catarinenses. O objetivo do encontro é promover a troca de experiências, a busca por soluções conjuntas e o fortalecimento da parceria entre os municípios e o Governo Federal.
Assessoria de Comunicação - MDS