Notícias
Projeto Cuidar
Em Boa Vista, Ministério da Cidadania apresenta ações de prevenção às drogas
O secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro, esteve em Boa Vista (RR) na última terça-feira (19.04). Em ações alusivas ao Dia do Índio, e promovidas pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o secretário apresentou as iniciativas que o Governo Federal tem desenvolvido na área da prevenção ao uso de drogas e no tratamento de pessoas com dependência química.
“Apresentamos em Boa Vista as ações que o Ministério da Cidadania tem realizado, como o Projeto Cuidar e o financiamento de grupos de mútua ajuda e apoio familiar. Falamos também sobre a priorização dada ao financiamento para garantir a expansão desses grupos em cidades habitadas por povos indígenas”, conta Quirino Cordeiro.
O Projeto Cuidar foi lançado há um ano, em 19 de abril de 2021, com o objetivo de conscientizar povos tradicionais e comunidades indígenas sobre os efeitos maléficos do uso de álcool e outras drogas. A iniciativa foi resultado de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred) e o MMFDH para reforçar as ações de proteção e fortalecer o bem-estar físico, mental e social desses grupos.
O evento alusivo ao Dia do Índio foi realizado na Secretaria de Estado do Índio de Roraima, com a presença da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do governador de Roraima, Antônio Denário, entre outras autoridades.
A agenda em Boa Vista contou ainda com uma reunião de apresentação do Plano de Ação de Defesa das Garantias de Direitos das Crianças e Jovens Indígenas, com uma visita à Operação Acolhida e com uma reunião com representantes dos municípios de Caracaraí, Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Mucajaí e Iracema.
Assessoria de Comunicação – Ministério da Cidadania