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Qualificação
Curso online sobre práticas responsivas na primeira infância tem inscrições abertas até o dia 20 de outubro
Para contribuir para que crianças de zero a seis anos de idade tenham um bom desenvolvimento sensorial e cognitivo, a secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância (SNAPI) do Ministério da Cidadania elaborou o curso “Interações Responsivas para a Aprendizagem”. A qualificação tem inscrições abertas até dia 20.10. Todo o processo é online, oferecido pela plataforma de educação a distância Capacitação Cidadania .
O curso foi elaborado por uma equipe brasileira-canadense na Universidade de Toronto, no Canadá, em parceria com a SNAPI e adaptado para a oferta pela Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI). É destinado a colaboradores do programa Criança Feliz, como multiplicadores estaduais, supervisores municipais e visitadores domiciliares. Também tem foco em gestores e técnicos da assistência social, como servidores de CRAS e CREAS, além dos demais atores que atuam em políticas voltadas para a primeira infância e do público em geral.
"A qualidade das interações na primeira infância é a base para a saúde mental na vida adulta. A metodologia do curso de interações responsivas foi criada para auxiliar os visitadores do Criança Feliz ao tratarem com os pais e cuidadores sobre a importância das interações para o desenvolvimento no que concerne aos aspectos cognitivos para a aprendizagem", afirmou a secretária nacional de Atenção à Primeira Infância, Luciana Siqueira.
"É um curso riquíssimo, que proporcionará aos que ainda não fizeram uma bagagem significativa. A formação é importante para o aperfeiçoamento constante da política do programa, pois com os nossos visitadores e equipes capacitados, as visitas trarão os resultados que tanto almejamos", completou a secretária.
É por meio das práticas responsivas que o desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais necessárias para o sucesso escolar das crianças é trabalhado. É importante, por exemplo, ouvir e observar interesses da criança e estimulá-los, em vez de redirecioná-los. Essa atitude reforça a capacidade de aprendizagem e a cognição da criança de forma autônoma e protagonista.
O curso tem o objetivo de desenvolver a compreensão dos profissionais e demais participantes sobre essas interações sensíveis e estimulantes, além de aumentar sua capacidade de orientar os cuidadores e pais. “Os profissionais poderão desenvolver sua compreensão sobre as práticas nas interações responsivas e também orientar os cuidadores e pais da melhor forma, para promover o desenvolvimento socioemocional e cognitivo das crianças na aprendizagem”, afirmou a Coordenadora-Geral de Disseminação da SAGI, Amaliair Cristine Atallah.
As aulas estão distribuídas em cinco módulos, utilizando apresentações pré-gravadas, análise de vídeos de interações responsivas, discussão entre colegas e práticas da vida real para apoiar a aprendizagem de adultos. Temas como perspectivas das crianças, orientação para as famílias e ensinamentos a visitadores domiciliares são abordados. Tudo será na modalidade a distância, em linguagem autoinstrucional (sem tutoria), carga horária de 25 horas e certificado ao final.
Atualmente, a plataforma de Capacitação Cidadania oferece 35 cursos e diversos tutoriais em temas como primeira infância, assistência social, entre outros. A periodicidade da oferta é bimestral, nos meses de janeiro, março, maio, julho, setembro e novembro. No âmbito do Programa Criança Feliz, os cursos disponíveis são:
Curso Básico do Programa Criança Feliz
Curso a Promoção do Desenvolvimento Infantil e o PCF
Programa Criança Feliz – Conhecendo a Família e a Comunidade
Criança Feliz Planejamento de ações
Criança Feliz Dialogando com as famílias
Curso Planejamento e Implementação de Políticas Públicas de Desenvolvimento da Primeira Infância
Diretoria de Comunicação - Ministério da Cidadania