Notícias
PREVENÇÃO ÀS DROGAS
Curso gratuito apresenta procedimentos e melhores práticas para a recuperação do dependente químico
Para aprofundar o conhecimento sobre o processo de recuperação de pessoas com dependência química, o Ministério da Cidadania lançou um curso a distância para os profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), no Sistema Único da Assistência Social (SUAS), no Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (SISNAD) ou na rede privada de atendimento e assistência. As aulas são gratuitas.
A iniciativa da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred) é realizada em parceria com o Centro de Estudos Paulista de Psiquiatria, a Faculdade Paulista de Ciências da Saúde e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Além de apresentar os procedimentos e as melhores práticas para a recuperação do dependente químico, a capacitação também terá como foco a reinserção social.
Os módulos trabalharão temas como o consumo de drogas no Brasil e no mundo, o diagnóstico da dependência química, a classificação das substâncias psicoativas, as abordagens psicossociais de tratamento e a prevenção à recaída, entre outros. A iniciativa pretende disseminar o conhecimento científico e a Política Nacional de Drogas (PNAD) para todos os profissionais que atuam no campo da recuperação de transtornos aditivos.
As aulas tiveram início na última segunda-feira (31.10), mas as inscrições estão abertas até o dia 30 de novembro. O processo seletivo será composto pela análise documental a ser realizada por ordem de inscrição e matrícula no curso, até atingir o número total de cinco mil vagas. A carga horária é de 48 horas. A lista de documentos para matrícula pode ser acessada aqui.
Assessoria de Comunicação – Ministério da Cidadania