Notícias
PREVENÇÃO ÀS DROGAS
Comunidades terapêuticas do Espírito Santo receberão treinamento
- Foto: Divulgação
Com cerca de quatro milhões de habitantes, o Estado do Espírito Santo tem apenas duas comunidades terapêuticas financiadas pelo governo federal, que disponibilizam 23 vagas. O número difere do restante do país, uma vez que há regiões com menor população e maior oferta. Para melhorar o panorama de atendimento à população capixaba, a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred) do Ministério da Cidadania promoverá uma capacitação para as entidades mantenedoras. A ideia é prepará-las para que participem de um próximo edital de credenciamento de comunidades terapêuticas. “Ficou acordado que faremos uma capacitação, no próximo mês, para preparar as entidades”, garantiu o secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro Junior.
O secretário participou nesta quinta-feira (23) do Fórum Permanente das Comunidades Terapêuticas do Espírito Santo, realizado na Assembleia Legislativa do Estado. “Nosso objetivo é diminuir as barreiras para quem precisa de tratamento com o aumento do financiamento e, consequentemente, a ampliação de vagas”, afirmou.
No Brasil, há um total de 500 comunidades terapêuticas com 11 mil vagas com dinheiro federal. O número é quase quatro vezes maior do que o anteriormente oferecido - de 2,9 mil. As vagas foram ampliadas pelo Ministério da Cidadania no ano passado, a partir da Nova Política Nacional sobre Drogas, que prevê o reforço das comunidades terapêuticas. Ainda com essa proposta, em dezembro foi aberto um edital para o credenciamento de mais 9 mil vagas.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania
Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412
www.gov.br/cidadania/pt-br/imprensa