Notícias
Empreendedorismo
Com Acredita e Bolsa Família, mãe empreendedora expande negócio na periferia de Fortaleza
MDS / Divulgação
Francisca Galvão de Souza, 43 anos, moradora do bairro Vila Velha em Fortaleza, transformou sua casa em um negócio. Mãe dedicada e empreendedora, ela encontrou no Programa Bolsa Família a segurança financeira e, no Programa Acredita, o impulso para transformar seus sonhos em realidade.
O caminho de Francisca como empreendedora começou com a necessidade de cuidar dos filhos pequenos em casa. A ideia, que surgiu da necessidade, logo se transformou em paixão. O que era uma alternativa para conciliar maternidade e trabalho se transformou em esperança e um futuro melhor. Com criatividade e determinação, iniciou vendendo produtos de catálogo, expandindo seu negócio com o tempo.
"O Bolsa Família me dá a segurança de ter uma renda fixa para investir no meu negócio", conta Francisca. "Mas foi o Acredita que me deu a esperança de crescer de verdade."
Com o crédito do Acredita, Francisca planeja comprar uma nova vitrine, ampliar o mix de produtos para incluir maquiagens, produtos de higiene pessoal e até alimentos, além de abrir um serviço de comidas à noite.
"Meu sonho é ter uma loja completa, com tudo que meus clientes precisam", diz Francisca. "Mas, acima de tudo, quero dar um futuro melhor para meus filhos e cuidar da minha mãe, que sempre me inspirou."
A história de Francisca não foi livre de desafios. Lidar com clientes que não pagam e com a inadimplência foram obstáculos que ela superou com perseverança. A fé em Deus e o apoio da família foram fundamentais para seguir em frente e garantir uma renda complementar por meio do empreendedorismo.
Hoje, a pequena loja de Francisca oferece de tudo um pouco: desde uma variedade de maquiagens a produtos de higiene pessoal. Até mesmo picolés e frios podem ser encontrados na geladeira, atendendo aos pedidos dos clientes mais fiéis.
O maior sonho de Francisca é ter uma loja completa, com brinquedos, utensílios de cozinha e tudo o que seus clientes desejarem. Mas, acima de tudo, ela sonha em proporcionar um futuro melhor para seus filhos e cuidar da mãe idosa, que é sua maior inspiração
A fase operacional do programa Acredita no Primeiro Passo foi lançada no início do mês no Ceará. A iniciativa do Governo Federal, realizada em parceria com estados, Distrito Federal, prefeituras, organizações públicas, setores empregadores e da sociedade civil, tem o objetivo de superar a exclusão e promover a autonomia socioeconômica pelo aumento da renda, com valorização do trabalho e das capacidades empreendedoras das pessoas do Cadastro Único.
Assessoria de Comunicação - MDS