Notícias
Segurança Alimentar
CEAGESP recebe certificado de adesão do Programa Brasil Fraterno - Comida no Prato
A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) recebeu o certificado de adesão como beneficiária do Programa Brasil Fraterno - Comida no Prato, durante visita técnica do ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, nesta segunda-feira (01.08). Terceiro maior entreposto de alimentos do mundo, a CEAGESP entra oficialmente para o banco de alimentos da plataforma. O objetivo é incentivar a doação de alimentos, a redução de perdas e do desperdício para combater a fome.
Com a inclusão, a CEAGESP poderá receber doações de agentes privados, que, por sua vez, terão isenção de ICMS nos produtos doados. O Brasil Fraterno - Comida no Prato conecta empresas que querem doar alimentos a bancos de alimentos e/ou instituições socioassistenciais que precisam receber as doações.
Desde o lançamento do Brasil Fraterno – Comida no Prato em novembro de 2021, até maio de 2022, foram doados R$ 33,8 milhões em alimentos pela iniciativa.
A CEAGESP possui um banco de alimentos (BCA) que coleta doações junto aos permissionários para distribuição a entidades cadastradas. Em 2021, o BCA coletou e distribuiu 2,5 mil toneladas de alimentos, permitindo atendimentos a 1,3 mil entidades e a seis milhões de pessoas.
A empresa
Com 53 anos de atividades, a CEAGESP é uma empresa pública federal que trabalha com produtos de vários estados brasileiros, sendo um importante elo na cadeia de abastecimento de legumes, verduras e vegetais no país.
Ela possibilita que a produção do campo alcance a mesa dos brasileiros, ao garantir a infraestrutura necessária para que atacadistas, varejistas, produtores rurais, cooperativas, importadores, exportadores e agroindústrias desenvolvam suas atividades de forma segura e eficiente.
A Companhia mantém no estado de São Paulo a maior rede pública de armazéns, silos (grandes depósitos, em forma de cilindro, para guardar produtos agrícolas) e graneleiros (locais que recebem ou abrigam mercadorias a granel). São 12 unidades ativas distribuídas em todo o território paulista.
Ela conta também com uma rede de entrepostos (depósitos ou venda de mercadorias) com 13 unidades, incluindo a maior central de abastecimento de frutas, legumes, verduras, flores, pescados e diversos da América Latina.
Assessoria de Comunicação – Ministério da Cidadania